PRODUÇÃO DE UM GUIA METODOLÓGICO: CUSTOMIZAÇÃO DA PLATAFORMA ESCOLAS NA REDE NO RIO GRANDE DO NORTE
Tecnologia Educacional. Customização. Plataforma Digital. Guia Metodológico de Customização.
Este estudo discute sobre a customização da Plataforma Escolas na Rede (PER) do Estado do Rio Grande do Norte (RN), fruto de uma parceria com a plataforma Escola Digital. Objetivou-se, de modo geral, produzir um guia metodológico de customização para contribuir com a plataforma Escolas na Rede no RN. Para atender a este objetivo, foram observados os desafios e as potencialidades da equipe no processo de customização no âmbito da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC/RN), tendo em vista propor uma nova dinâmica para a equipe no ato de customizar conteúdos. O referencial teórico ancorou-se nas discussões sobre customização, tecnologia educacional, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), objetos de aprendizagem (OA) e objetos digitais de aprendizagem (ODA), embasado nos autores: Litwin, Almeida e Valente, Prado, Valentini e Soares, Alonso, Silva e Maciel, Willey, Schwarzelmüller e Ornellas. O estudo adotou uma abordagem de natureza qualitativa, dividido em duas etapas: a primeira tratou da exploração e imersão do campo empírico, com características da pesquisa exploratória e nuances do estudo de caso etnográfico. Para tanto, utilizou-se de procedimentos e instrumentos como questionário, entrevistas, observação participante, documentos oficiais e notas de campo. A segunda etapa consistiu na produção e validação de um guia de customização para plataforma digital, em que foi adotado o método do tipo desenvolvimento metodológico, em vistas de produzir um material didático validado por especialistas e pelo público-alvo. Os dados indicaram que os desafios na customização são de ordem da infraestrutura tecnológica, da redução da equipe, da gestão e pedagógica. Quanto às potencialidades que a plataforma apresenta, está a interatividade dos usuários e o fato de ser uma ferramenta de mediação professor-aluno com material didático condizente com a realidade local. A partir da exploração do campo, o guia foi produzido e validado pelo Índice de Validade do Conteúdo (IVC), atingindo a nota máxima (1,00). Assim, espera-se que, com a atual pesquisa, seja possível contribuir com o processo de customização da PER e, por conseguinte, com a educação pública do RN, que dispõe de uma plataforma digital customizada com conteúdo inerente à parte diversificada do currículo escolar.