DESIGN THINKING COMO METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Palavras-Chave: EAD, Design Thinking, Formação de Professores.
Pensar na formação de professores é refletir sobre a necessidade de contemplar o cotidiano destes, buscando ofertar formação em serviço contextualizada a realidade no qual está inserido. Percebendo que essa problemática influi no fazer pedagógico, propomos um modelo de formação continuada baseada no Design Thinking para os professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental do município de Macaíba, com foco nos professores de matemática dos 8º e 9º anos. Para que se possa alcançar o objetivo proposto faremos um esboço preliminar do Modelo de Formação e a criação do curso de formação para os professores de matemática contextualizado às suas necessidades. Para delinear todo percurso, utilizamos como base o Design Thinking para Educadores(Gonsales, 2014) e suas cinco etapas: Descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. Cada etapa do Design Thinking, irá compor uma etapa da formação a ser contemplada. A iniciativa de se utilizar o Design Thinking é propor pensar e criar juntos, colaborativamente uma formação onde os envolvidos sintam-se contemplados, fazendo com que cada sujeito seja ativo e também responsável pelo caminhar durante a formação. Além disso a formação em serviço indica um caminho no qual o professor não precisa afastar-se de sua prática pedagógica permitindo implementar o que está aprendendo. A pesquisa caracteriza-se por uma pesquisa-ação (Gil, 2002), por participar do processo e pensando nas etapas que pesquisa apresenta. Como procedimentos e instrumentos, serão considerados os grupos focais e construção de entrevista semi-estruturada com a finalidade de fazer com que os professores possam falar sobre as suas práticas em sala de aula. Nesse sentido, a principal contribuição do referido trabalho será a utilização da abordagem de Design Thinking para ser adotado de forma mais efetiva na construção de um modelo de formação de professores e a reflexão de suas práticas pedagógicas.