SEQUÊNCIA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA BASEADA NO ENSINO HÍBRIDO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO
Ensino Híbrido; Educação Estatística; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Prática Docente.
As mudanças despertadas pelo desenvolvimento e constante presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no século XXI têm conquistado amplo espaço e vêm promovendo debates e discussões em pesquisas e estudos acadêmicos na Educação. Destarte, urge necessidade de inovação nas práticas de ensino, além da sinalização para a preocupação com práticas relacionadas à Matemática e ao cotidiano, em todos os níveis de ensino. Neste sentido, a metodologia ativa do Ensino Híbrido integrada as TDICs surge como possibilidade de ressignificar a prática pedagógica e em consonância, com a abordagem de conteúdos estatísticos por meio de projetos, possibilita ao aluno uma formação integral e a vivência de uma aprendizagem com mais significado. A questão central desta investigação é como o Ensino Híbrido pode contribuir para promover uma sequência de ensino em Educação Estatística. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar as contribuições de uma sequência de ensino em Educação Estatística baseada no Ensino Híbrido. Para alcançar tal objetivo, definiram-se os seguintes objetivos específicos: Levantar experiências e condições na escola para utilização do Ensino Híbrido; Desenvolver uma sequência de ensino com conceitos da Estatística baseada no Ensino Híbrido; Avaliar as contribuições pedagógicas do Ensino Híbrido em Educação Estatística em uma escola pública de Baraúna/RN. O método de pesquisa estará guiado na perspectiva da pesquisa-ação, pois propicia ao pesquisador-professor investigar uma problemática do seu contexto de atuação, desenvolver um papel mais ativo nas ações, além de possibilitar a melhoria de sua prática e o desempenho do seus alunos. A discussão teórica fundamenta-se nos respectivos campos de estudo: I) Educação Matemática e Educação Estatística; II) Metodologias Ativas: Ensino Híbrido e suas modalidades. Na escola, a pesquisa-ação seguirá os seguintes passos: Mapeamento das experiências e condições na escola para práticas com o Ensino Híbrido; Planejamento e apresentação da proposta a gestão da escola e discentes; Implementação, observação e avaliação da sequência de ensino. A pesquisa acontecerá na Escola Estadual João de Abreu situada na zona urbana de Baraúna, na mesorregião do Oeste Potiguar. Na realização da pesquisa, a delimitação do objeto de estudo traz como sujeitos, alunos do 3º ano do Ensino Médio. Espera-se que esta proposta possa contribuir na ressignificação das práticas docentes da escola pesquisada, além, de produzir conhecimentos que possam servir de base para aperfeiçoamento no ensino de conteúdos da Estatística, propiciando identificar possibilidades para integração da metodologia ativa do Ensino Híbrido com as TDICs na aprendizagem da Matemática. Por fim, espera-se fortalecer a construção dos campos da Educação Matemática e Estatística.