Ecossistema de Aprendizagem Ativa em Programação Full Stack para Pesquisadores em Sistemas para Saúde
aprendizagem baseada em projetos, programming skills, eduScrum, ambiente para gestão de aprendizagem, desenvolvimento de sistemas para saúde
O aprendizado de programação tem se demonstrado uma habilidade valiosa à formação de qualquer profissional, principalmente por se tratar de uma habilidade transversal relacionada à capacidade de sistematizar, analisar e resolver problemas em diferentes níveis de abstração e granularidades. O Ensino de Programação Full Stack mesclando tecnologias e linguagens de programação front-end e back-end para Pesquisadores em Sistemas para Saúde é um desafio singular, principalmente por envolver o domínio de centenas de habilidades técnicas que demandam engajamento, empenho e dedicação dos aprendizes para seu pleno domínio, à medida em que exige uma mediação intensa e adaptativa por parte dos pesquisadores-tutores que ao analisarem constantemente os resultados educacionais conexos ao domínio de tais habilidades, calibram as trilhas de aprendizagem para maximizar o desempenho de cada estudante nos processos de ensino e aprendizagem. Um ambiente de gestão de aprendizagem está sendo desenvolvido, à luz do framework ágil scrum, eduScrum e aprendizagem baseada em projetos (PBL). A metodologia do experimento é norteada pelas diretrizes da Pesquisa Exploratória, Pesquisa-ação, Taxonomia de Bloom, Design Science Research e a pesquisa survey. O Ecossistema de Aprendizagem ativa proposto tem como missão fomentar o desenvolvimento profícuo das habilidades conexas às trilhas de aprendizagem selecionadas pelo pesquisador, dashboard de habilidades e indicadores educacionais de escopo individual e sistêmico, acompanhamento do progresso de domínio das habilidades por parte dos aprendizes e sistematizar a formação dos pesquisadores em desenvolvimento de sistemas para saúde.