ARDUINO COMO FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NO ESTUDO DA PRIMEIRA LEI DE OHM: PROPOSTA DE UM KIT DE BAIXO CUSTO NA EJA
Arduino; Aprendizagem significativa; EJA; Primeira Lei de Ohm; Robótica Educacional.
Considerando o espaço que a Robótica Educacional (RE) vem ganhando no cenário mundial e levando em consideração que a mesma pode ser inserida de forma interdisciplinar com as demais áreas, permitindo que o educando possa ter momentos de práticas que resultam em um protagonismo durante o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, este estudo investiga a eficácia da utilização da (RE) atrelada ao Ensino de Física com o objetivo de tornar o aprendizado sobre a Primeira Lei de Ohm mais significativo na disciplina de Física em uma turma do 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública localizada no município de Extremoz/RN. Para isso, será aplicado a este trabalho a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) desenvolvida por David Ausubel, levando em consideração os estudos de Marco Antônio Moreira sobre a TAS. Aprender Física sempre foi considera uma tarefa desafiadora para estudantes do Ensino Médio Regular, com relação a EJA essa dificuldade só aumenta, muitas vezes por diversos fatores como o tempo distante da sala de aula e a falta de base matemática para a aplicação de conceitos Físicos, sem falar da falta de motivação devido ao cansaço, visto que, muitos passam o dia inteiro no trabalho e à noite vão à escola. Pensando nisso, além da RE e da TAS, a presente pesquisa fará o uso da metodologia do Design Science Research (DSR), onde será desenvolvido um artefato, onde terá como central eletrônica o microcontrolador Arduino, este será associado a componentes eletrônicos com o objetivo de promover um aprendizado significativo sobre a Primeira Lei de Ohm para esses estudantes, visto que, os mesmos poderão ver na prática conceitos trabalhados em sala de aula relacionando-os ao seu próprio cotidiano, quebrando paradigmas, como por exemplo, o aprendizado mecânico que é originado quando o professor desenvolve apenas o ensino tradicional em suas aulas de Física. Dessa maneira, esses estudantes poderão se sentir mais motivados em aprender, pois agora eles irão colocar a “mão na massa”, ou seja, ficarão ativos durante o processo de ensino e aprendizagem, encontrando assim, mais sentido o significado no conteúdo ensinado pelo professor.