Modelo de Gestão Colaborativa: Como Favorecer a Inovação no Planejamento Docente
Palavras-Chave: Colaboração; Docentes; Gestão; Ensino Médio.
Esta pesquisa investiga a importância da colaboração para o desenvolvimento profissional docente, o papel da gestão escolar e das tecnologias digitais como facilitadoras. A implantação da BNCC e a reforma do ensino médio faz emergir a necessidade de implementação de estratégias colaborativas para planejamento de aulas e projetos. Considerando o contexto do ensino médio no estado do RN e a crescente necessidade de formação contínua docente, a questão da pesquisa preocupa-se em entender como a gestão escolar pode incentivar e apoiar o trabalho colaborativo docente? Como objetivo geral visa elaborar um Modelo Colaborativo de Gestão pedagógica escolar que favoreça a inovação no planejamento docente. Para tanto, buscou-se no referencial teórico, contribuições sobre gestão escolar nas obras de Lück (2000, 2009), Libâneo (2012), Paro (2017a, 2017b), Nóvoa (1995). Sobre colaboração docente e aprendizagem a partir da interação social em Vygotsky (1996) e Freire (2002, 1987), Nóvoa (2002, 2009), Niza (2012) e Hargreaves e O'Connor (2018). Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório, de natureza predominantemente qualitativa e utiliza como estratégias a pesquisa colaborativa e documental. Foi realizado mapeamento sistemático da literatura, identificando estratégias colaborativas, benefícios e dificuldades para promoção do trabalho colaborativo. Em seguida, o diagnóstico dos fatores inibidores e facilitadores do trabalho colaborativo docente por meio de questionários, análise documental de instrumentos e documentos orientadores do planejamento e entrevista com membros da gestão escolar e representação do corpo docente. A partir da análise desses dados e da fundamentação teórica, foi elaborado um modelo de gestão pedagógica colaborativa contendo estratégias, métodos e ferramentas para facilitação do trabalho colaborativo. Também foi realizada avaliação colaborativa do modelo e aplicação de questionário com a participação de membros da gestão escolar e representantes do corpo docente através de uma oficina de formação de professores e gestores. Na avaliação do modelo, os participantes entenderam que existe coerência do modelo com a realidade da escola, considerando as estratégias possíveis de serem aplicadas e vendo potencial em sua implementação. Quanto à avaliação da oficina, percebe-se que conseguiu impulsionar um movimento colaborativo a partir de um olhar coletivo e reflexivo para os sujeitos que fazem a escola, suas relações e problemáticas. Como produto foi proposto um guia com orientações para gestores escolares. A pesquisa contribui para criar boas práticas em gestão escolar colaborativa, a estimular um ambiente mais participativo, e refletir sobre o potencial do coletivo em construir uma escola pública de qualidade.