Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS ALEIXO DE MEDEIROS

DISCENTE : LUCAS ALEIXO DE MEDEIROS
DATA : 16/07/2024
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/mtu-hdmo-sgy)

ABORDAGEM STEAM NA APRENDIZAGEM DE FÍSICO-QUÍMICA POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Abordagem STEAM. Ensino Médio. Ensino de Química. Físico-Química.

A transição para uma sociedade centrada no conhecimento científico ressalta a importância da compreensão dos princípios químicos. Contudo, o ensino tradicional da Química, especialmente na Físico-Química, com seu enfoque excessivo em tratamentos matemáticos, tem levado a dificuldades de aprendizagem pelos discentes. Em resposta a esses desafios, metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), têm sido propostas para envolver os alunos em projetos práticos e significativos, abordando questões sociais e resultando em soluções para problemas reais. Nesse sentido, a abordagem STEAM (acrônimo em Inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) amplia essas possibilidades, de maneira interdisciplinar, conectando componentes curriculares com a realidade discente por meio de projetos investigativos e criativos. Ao integrar conceitos e habilidades dos campos do conhecimento do acrônimo, os alunos desenvolvem uma compreensão mais profunda e aplicável do conhecimento. Diante disso, esta investigação de Mestrado explora a abordagem STEAM no ensino de Físico-Química no Ensino Médio e parte da seguinte questão: Como a abordagem STEAM pode auxiliar na aprendizagem de Físico-Químicos de estudantes do Ensino Médio? Em vista da pergunta, foi delineado o seguinte objetivo geral: Analisar como a abordagem STEAM contribui na aprendizagem de Físico-Química por estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Para alcançá-lo estabeleceram-se três objetivos específicos, a saber: I) Mapear as principais estratégias e práticas de ensino baseadas na abordagem STEAM que têm sido utilizadas no ensino de Físico-Química; II) Planejar e implementar prática pedagógica baseada na Abordagem STEAM para o desenvolvimento de habilidades específicas e gerais; III) Avaliar o impacto da abordagem STEAM em relação aos conceitos de Físico-Química. Para alcançar os objetivos, o estudo será conduzido por meio da Pesquisa-ação, em uma escola particular do Natal. Ao longo dos estágios da pesquisa serão utilizadas para geração de dados: pesquisa documental e bibliográfica, registros de fotos e vídeos, diários de campo, produções discentes ao longo da prática STEAM desenvolvida, bem como rubricas de avaliação, observações em sala de aula e entrevistas com alunos. Espera-se que a prática tenha resultados significativos na compreensão dos princípios fundamentais da Físico-Química. A partir dos resultados desta pesquisa, será elaborado um Guia Didático inovador que visa maximizar a compreensão dos conceitos fundamentais da disciplina.

Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA