APRENDIZAGEM CRIATIVA DOCENTE: PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aprendizagem Criativa; Formação docente; Matemática; STEAM.
O ensino de Matemática na Educação Básica brasileira enfrenta desafios significativos, especialmente na promoção da resolução de problemas reais e no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Diante dos baixos índices de desempenho nessa área, surge a necessidade de incorporar metodologias e abordagens de ensino inovadoras. A presente pesquisa foca na Aprendizagem Criativa como uma abordagem promissora, fundamentada nos princípios dos Quatro Ps (Projetos, Parcerias, Paixão e Pensar brincando) e na espiral de aprendizagem apresentada por Resnick (2014). Além disso, aqui integram-se a abordagem STEAM (acrônimo em Língua Inglesa para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que busca contextualizar os projetos com problemas do mundo real, e o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A relevância deste estudo reside na necessidade de contribuir na formação dos professores que lecionam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental que, frequentemente, se sentem desafiados para o docência daquela componente. Para tanto, elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: Qual a contribuição da Aprendizagem Criativa, na perspectiva STEAM, na formação dos professores que ensinam Matemática? Com base nisso, foi definido o seguinte objetivo geral: Analisar como a Aprendizagem Criativa, na perspectiva da STEAM, contribui para uma formação de professores que ensinam Matemática. Os objetivos específicos foram assim delineados: i) Levantar as necessidades formativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal acerca da Matemática; ii) Desenvolver uma formação em serviço direcionada a docentes, por meio de sequências de ensino, abordando a Aprendizagem Criativa na perspectiva STEAM; e iii) avaliar o modelo formativo desenvolvido na prática docente em Matemática. As contribuições teóricas, entre outros, incluem a proposta de Resnick (2014) sobre Aprendizagem Criativa, Bacich e Holanda (2020) na abordagem STEAM, e Nacarato (2010) sobre a formação de professores que ensinam Matemática. A pesquisa adota a metodologia da pesquisa-ação que visa promover colaboração entre a pesquisadora e os docentes. Situada na abordagem qualitativa, aqui busca-se uma análise contextualizada das questões relacionadas à prática docente, permitindo uma compreensão detalhada e interpretativa dos aspectos qualitativos ligados à intervenção implementada. Portanto, a abordagem da pesquisa define-se em natureza aplicada destacando-se por sua ênfase na resolução de questões práticas e na criação de conhecimento. Os objetivos são exploratórios, pois busca-se aprofundar a compreensão das práticas docentes e identificar novas perspectivas e soluções para desafios educacionais específicos. Assim, será aplicado um questionário para identificar as necessidades formativas dos professores, visando fornecer dados essenciais para a implementação de uma formação, integrando Aprendizagem Criativa e abordagem STEAM que atenda a essas necessidades. Ao longo de todas as etapas da pesquisa, para geração, coleta e análise de dados, os momentos da intervenção serão registros em vídeo, imagem, observação e diário de campo, além das produções dos participantes. Como produto técnico-tecnológico do mestrado profissional será desenvolvido um modelo formativo composto por sequências de ensino direcionadas aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se também identificar as contribuições da integração da Aprendizagem Criativa na perspectiva STEAM para a formação desses professores, incentivando a reflexão sobre práticas pedagógicas adaptadas ao processo de aprendizagem dos estudantes.