A EFETIVIDADE DOS JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE IDIOMAS: O USO DO JOGO FREE FIRE PARA A COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA
Jogos Digitais; Videogames; Free Fire; Aprendizagem Baseada em Jogos; Língua Espanhola.
No ensino de idiomas, ainda nos deparamos com o uso frequente de métodos tradicionais que não facilitam a comunicação, como materiais didáticos para o ensino da língua espanhola que priorizam a abordagem de tópicos gramaticais. Considerando ainda a presença dos jogos digitais, particularmente do jogo Free Fire, como alvo de interesse dos estudantes, este estudo tem como objeto a comunicação em língua espanhola por meio do jogo em foco. Assim, a questão da pesquisa gira em torno de responder como utilizar o jogo Free Fire para a comunicação em língua espanhola. Com o crescente emprego das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) como suporte educativo, em potencial os jogos digitais, temos como objetivo geral conhecer quais os efeitos da utilização do jogo digital on-line Free Fire na aprendizagem das práticas de linguagem para a comunicação oral no idioma espanhol. Já como objetivos específicos, temos: i) Analisar o potencial linguístico do jogo digital Free Fire, por meio da observação dos chats on-line; ii) Planejar sequências didáticas que visam a prática da linguagem para comunicação oral no idioma espanhol, com base no jogo digital em foco; iii) Identificar as aprendizagens da comunicação oral em língua espanhola dos estudantes de um 1º ano de ensino médio que estará se comunicando no idioma em chats on-line de jogos digitais. Na fundamentação teórica, buscamos a aprendizagem significativa, a partir da interação social, contando com Vygotsky (1991), Ausubel (2003) e Freire (1987; 2011). Quanto ao uso de jogos digitais na educação, buscamos Prensky (2012), Petry (2010), Bahia (2010), e ainda, sobre o ensino de espanhol e sua relação com as TDIC, temos Lobato (2018), Rojo (2013), Almeida (2009) e bases documentais que regem o sistema educativo brasileiro. Este trabalho é de natureza aplicada e se utiliza de uma abordagem metodológica mista ou quali-quanti (Sampieri, Collado e Lucio, 2013; Prodanov e Freitas, 2013) para a análise dos dados, e da pesquisa-ação (Gil, 2002; Tripp, 2005) enquanto forma de procedimento para sua aplicação. Os dados analisados mostraram que as estratégias adotadas com o Free Fire criaram experiências ativas, lúdicas e atrativas, onde a linguagem oral foi usada em situações diversas com efeitos reais de comunicação, sendo eles: 1) a melhora na capacidade de comunicação oral, tanto no que diz respeito a falar quanto a ouvir; 2) a aquisição de novos vocabulários que enriqueceram o discurso; e 3) a aproximação da maneira de falar dos nativos, com entonação e ritmo mais assertivo.