CURRÍCULO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO: FORMAÇÃO PARA A INCLUSÃO DIGITAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Formação docente; Currículo; Tecnologias digitais; Educação infantil.
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições da formação docente para a inclusão das tecnologias digitais, na Educação Infantil, tendo como subsídio as orientações do Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (CRTC). A formação se desenvolveu com professoras de quatro centros infantis do município de Parnamirim/RN, em formato híbrido e partiu de uma pesquisa de mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais - PPgITE/UFRN. A formação, inspirada e orientada pelas orientações do CRTC, explorou os eixos Cidadania Digital e Pensamento Computacional do referido currículo, através de metodologias ativas e ferramentas digitais, com as habilidades a serem desenvolvidas pelas crianças sugeridas por cada eixo. Foram tecidas reflexões sobre formação docente, currículo, currículo na Educação Infantil, de acordo com: Gatti; Saviani; Perrenoud; Oliveira-Formosinho; Oliveira; Macedo; Moreira e Candau; Fochi. Para discutir a prática docente e o uso de tecnologias, nos apoiamos em Cunha; Almeida e Valente; Tardif. A pesquisa respalda-se metodologicamente na abordagem qualitativa com nuances da pesquisa-ação como forma de compreensão e intervenção no contexto escolhido. Através da aplicação de questionários, diário de campo e entrevistas coletiva e individual, traçamos o perfil dos participantes, para melhor compreensão do contexto no qual estavam inseridos, identificamos a percepção por parte dos sujeitos da importância do uso de tecnologias digitais na educação infantil e verificamos os principais desafios enfrentados por eles para a inclusão das tecnologias digitais no cotidiano dos centros infantis, no intuito de propiciar momentos de construção de novos conhecimentos, em um processo de formação continuada. A análise dos dados ocorreu por meio dos princípios da categorização e inferência presentes na análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Como produto final foi elaborado um plano de formação continuada que ficará disponível para a Rede de ensino de Parnamirim/RN. Os resultados demonstraram que o percurso formativo alinhado às orientações do currículo CRTC despertou o interesse dos docentes, promoveu a reflexão para o uso dos recursos digitais e, sobretudo, despertou nas crianças a curiosidade, o interesse, além de ter contribuído com o desenvolvimento de habilidades digitais.