DESIGN THINKING E STORYTELLING PARA O DESENVOLVIMENTO DE CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR: UM ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO INOVADOR
Inovação. Comportamento Empreendedor. Área Tecnológica. Design Thinking. Storytelling.
O empreendedorismo vem se mostrando como uma opção profissional promissora para muitos jovens. Entretanto, as investidas empreendedoras têm demonstrado um número ainda reduzido de desfechos bem sucedidos no contexto da área tecnológica. Uma das causas importantes do alto número de insucessos consiste no despreparo dos empreendedores na tarefa de criação e comunicação de valor para o cliente. Como resposta, uma postura ativa e reflexiva na resolução de problemas reais é imprescindível e pode ser oportunizada na vivência de metodologias ativas de aprendizagem, principalmente daquelas que envolvem a empatia com o público-alvo. Assim, utilizando-se das características empáticas do Design Thinking e do Storytelling, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: Como as habilidades do comportamento empreendedor podem ser desenvolvidas em profissionais da área tecnológica utilizando o Design Thinking e o Storytelling? Com esse propósito, definiu-se como objetivo geral: Analisar a combinação do Design Thinking e Storytelling no desenvolvimento de características do comportamento empreendedor que favoreçam a atuação de profissionais da área tecnológica no empreendedorismo inovador. Para o objetivo geral ser alcançado, quatro etapas foram cumpridas, a saber: i) Identificação das principais dificuldades comportamentais enfrentadas por empreendedores de startups; ii) Combinação das etapas do Design Thinking e dos elementos do Storytelling em uma proposta pedagógica que ajude a minimizar as dificuldades identificadas; iii) Aplicação da proposta pedagógica elaborada; iv) Avaliação do impacto da proposta pedagógica no desenvolvimento de características comportamentais empreendedoras. Como fundamento teórico, conceitos envolvendo empreendedorismo e inovação, características do comportamento empreendedor e metodologias ativas, especialmente Design Thinking e Storytelling foram detalhadas. Explorando as características da pesquisa-ação, a pesquisadora valeu-se de seu contexto profissional para entrevistar empreendedores da área tecnológica sobre as principais dificuldades enfrentadas. De posse dessas informações, uma proposta pedagógica foi desenvolvida e aplicada em turmas de Residência Tecnológica, por questões de conveniência e oportunidade. Os resultados obtidos ratificam a pertinência do uso de práticas envolvendo a combinação do Design Thinking e Storytelling no desenvolvimento de características do comportamento empreendedor. A partir da vivência das intervenções, os participantes trabalharam na resolução de problemas reais e apresentaram soluções de maneira persuasiva que exigiram os comportamentos empreendedores indicados, além de outras habilidades. Além disso, ao utilizar narrativas no formato de vídeos curtos, a prática foi beneficiada pelo engajamento e melhor compreensão dos conceitos pelos participantes. Os resultados ainda evidenciam a relevância da acessibilidade dos participantes às informações e pessoas envolvidas no problema em análise. Essa condição permitiu maior dinamicidade e riqueza nas participações. Por fim, como produto dessa pesquisa, foi elaborada uma sequência de ensino orientada pela intervenção aqui descrita.