Portfolios adaptados para em Libras no ensino de Artes Visuais
Libras; Arte/educação; Portfólio; Inovação.
O ensino de Artes Visuais na concepção da Abordagem Triangular se baseia em três pilares: ler imagens, contextualizar produções e fazer arte. Para isso, é necessário articular aprendizados tanto teóricos quanto práticos, no intuito de entrelaçar desenvolvimento cognitivo, emocional, cultural e social. O portfólio pedagógico é um instrumento capaz de articular esses pilares em conjunto com uma avaliação formativa, podendo conter diversos documentos do processo de ensino/aprendizagem. Ao trabalhar o ensino de Artes Visuais com pessoas surdas nesse cenário e numa perspectiva de privilegiar o uso da Libras, língua do povo surdo brasileiro, percebeu-se a necessidade do uso da tecnologia para viabilizar as produções nessa língua que é de modalidade espaço-visual. O objetivo dessa pesquisa foi propor uma metodologia de uso de tecnologias digitais que gerem portfólios com anotações em Libras. Para isso foram investigados aplicativos de celular que possibilitassem a realização de comentários em Libras em conjunto com a apresentação da imagem a ser comentada, num processo fluido e dinâmico. O aplicativo não foi desenhado com esse objetivo, mas a metodologia desenvolvida proporcionou uma inovação em seu uso no contexto educativo.