Banca de DEFESA: MARIANA ALVES DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA ALVES DANTAS
DATA : 27/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência (meet.google.com/cby-qapa-mfe)
TÍTULO:

LITERATURA INFANTIL COMO ESTRATÉGIA PARA ESTIMULAR HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Pensamento Computacional; Literatura infantil; Ensino Fundamental.

 


PÁGINAS: 116
RESUMO:

A dissertação ora apresentada situa-se no debate acerca da importância de estimular, desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas, apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como essenciais aos cidadãos do século XXI. A pesquisa apresenta o Pensamento Computacional (PC) como um meio de estimular essas habilidades, a partir do desenvolvimento de estratégias para levá-lo até as mais distintas salas de aula, considerando diferentes contextos sociais, econômicos e culturais, de maneira a democratizar o acesso a este tipo de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo geral é desenvolver estratégias didático-pedagógicas para que professores do Ensino Fundamental ensinem Pensamento Computacional a partir de clássicos da literatura infantil. Para atingir este objetivo, foram elencados objetivos específicos para a pesquisa, sendo eles: a) Analisar o conhecimento prévio de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a respeito do PC; b) Elaborar e validar atividades sobre PC que possam ser replicadas em diferentes contextos; c) Produzir um e-book com a sistematização dos conceitos e atividades trabalhadas durante a pesquisa. A metodologia utilizada em todo o trabalho baseia-se nos princípios da pesquisa-ação e é orientada pelas etapas apontadas na obra de Gil (2002), sendo realizado, em um primeiro momento, um estudo de obras sobre Pensamento Computacional e novas tecnologias (BRACKMANN, 2017), produção de material didático (FILATRO e CAIRO, 2015), literatura infantil e desenvolvimento de competências e habilidades (BNCC), e, em seguida, feita a produção de um material didático sobre o ensino de PC, tendo como público alvo professores do ensino básico. A partir dos estudos realizados e da proposta implementada, a pesquisa revelou a viabilidade em trabalhar o PC a partir de clássicos da literatura infantil, uma vez que as narrativas infantis facilitam a compreensão dos conceitos estudados. A sistematização do processo resultou na produção de um e-book para professores, contendo relatos de experiências, um conjunto de atividades baseadas em histórias infantis e sugestões de aulas de PC que não necessitam de recursos digitais para execução. Assim, este trabalho aponta para a importância do desenvolvimento de estratégias para ampliar o ensino de pensamento computacional diante da diversidade de realidades educacionais no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Externa à Instituição - MARA LÚCIA FERNANDES CARNEIRO - UFRGS

Notícia cadastrada em: 07/10/2022 13:53
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