O USO DE REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO
Realidade Aumentada; Ensino de Ciências; Ensino Investigativo.
A realidade aumentada (RA) sai das obras de ficção científica e entra no contexto educacional. É preocupado em como se dá essa absorção pela escola que surge esse trabalho: embora os benefícios apontados pelo uso dessa tecnologia já sejam documentados na literatura nacional e internacional, o método didático que orienta seu uso é anterior à tecnologia mesma e merece atenção. Nesse sentido, justifica-se enquanto envereda por uma área pouco explorada na literatura, alinhando-se também a documentos curriculares nacionais. A questão de pesquisa investigada aqui é: quais os impactos de práticas educativas em ciências aliadas à realidade aumentada e desenvolvidas sob o escopo das sequências de ensino investigativas? Para respondê-la, tem o objetivo geral de avaliar os impactos de uma proposta metodológica norteada o uso investigativo de objetos de aprendizagem em realidade aumentada e, como objetivos específicos, criar o plano de intervenção e avaliação com os critérios de análise que serão utilizados durante a prática, comparar os alunos da turma que usaram o experimento em RA com uma turma de controle e construir o guia de uso investigativo da RA com a avaliação da intervenção. É uma pesquisa aplicada, exploratória, seguindo uma abordagem quali e quantitativa, e é orientada pelo paradigma do estudo de caso, e terá questionários, teste de usabilidade e a gravação das intervenções como instrumentos de coleta de dados. Os resultados contarão com um grupo de evidências que versam sobre a capacidade dessa metodologia de alcançar os objetivos de aprendizagem propostos e um segundo grupo que confronta os resultados com um turma de controle, de sorte a evidenciar a superioridade do método proposto ao ensino tradicional. Os impactos previstos deste trabalho são a difusão da tecnologia de realidade aumentada no contexto educacional e ressignificação da sua prática, orientando-a em um norte metodológico ativo.