PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS COM INTERNET DAS COISAS NO ENSINO MÉDIO
INTEGRADO
Educação Profissional Técnica, Ensino Médio Integrado, Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT) é uma das principais ferramentas da Indústria 4.0, considerada basilar para sua implementação por possibilitar a incorporação de elementos de computação, comunicação e controle em objetos físicos nos mais diversos ambientes com foco na produtividade e eficiência. Tal cenário produz impactos diretos na sociedade nos mais diversos aspectos, o que inclui as relações no mundo do trabalho e os processos educativos. Diante desta realidade, considerando o contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), esta dissertação buscou identificar como a IoT pode ser utilizada enquanto recurso didático no Ensino Médio Integrado (EMI), tendo como objetivo geral desenvolver um guia didático abordando a utilização de tecnologias IoT em práticas pedagógicas integradoras no EMI. Para alcançá-lo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: mapear o estado da arte no que se refere a utilização da IoT como ferramenta didática; desenvolver uma sequência didática interdisciplinar com temáticas das Ciências Agrárias e projetar um sistema baseado em IoT utilizando tecnologias de hardware e software livre existentes. Como abordagem epistemológica, foi utilizada a Design Science Research (DSR), implementada através do método Design Science Research Methodology (DSRM), que prevê a realização de atividades relativas ao projeto, desenvolvimento e avaliação de artefatos. Dessa forma, foi proposta uma sequência didática interdisciplinar voltada para o 1o ano do curso técnico de nível médio em Agropecuária do IFRN Campus Apodi com o tema “Agricultura Digital: Tecnologias, impactos e vivências” e um protótipo de um sistema IoT capaz de coletar dados de sensores e controlar atuadores a partir de um painel de dados acessível por uma rede sem fio. Na etapa de avaliação do artefato, foram realizadas duas oficinas com a participação de sete docentes e dois técnicos que atuam no curso, que responderam a um questionário relativo ao guia. Como resultado, foi possível verificar que na percepção dos participantes a temática se mostra relevante, há grande interesse em aplicar total ou parcialmente a proposta, que os artefatos auxiliam na implementação do currículo integrado do EMI e potencializam o processo de ensino-aprendizagem, ressaltando ainda que a abordagem utilizada pode ser replicada para outros contextos educacionais formais ou informais.