JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA FORMATIVA COM PROFESSORES DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Alfabetização. Letramento. Estratégias pedagógicas. Jogos Digitais. Prática inovadora.
A pesquisa centra-se em estratégias pedagógicas para o uso dos jogos digitais no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo para seu desenvolvimento uma proposta formativa, organizada como curso de extensão universitária para professores alfabetizadores da escola Municipal Prof. Reginaldo Ferreira Neto, situada na cidade de Natal-RN. Os jogos digitais educacionais utilizados se caracterizam por serem gratuitos e terem sido analisados por meio de instrumento avaliativo adaptado a partir de Vilarinho e Leite (2015) . A pesquisa é de natureza qualitativa e baseada em aspectos da pesquisa-ação de Thiollent (1986). Sua base teórica foi amparada em autores como Soares (2009), Mortatti, (2006); Ferreiro e Teberosky (1989), Cruz e Ramos (2018), Kapp e Boller (2018); Arruda (2011); Huizinga (2000), e ainda nos princípios de Paulo Freire (1996) e Imbernón (2011). O estudo se centra na construção de estratégias pedagógicas que fazem uso de jogos digitais no processo de alfabetização e letramento como prática inovadora para o ensino da leitura e da escrita. Para tal, a pesquisa traz sequências didáticas, construídas pelo grupo de professoras participantes da formação, contendo estratégias para a utilização desses jogos digitais educacionais no ciclo de alfabetização do 1°ano, 2° ano e 3° do Ensino Fundamental.