Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NOELIA BARBOSA COSTA DE QUEIROZ
DATA : 08/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Videocoferência (meet.google.com/gyy-npby-pkb)
TÍTULO:
FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO DIGITAL: uma parceria necessária em um contexto de pandemia
PALAVRAS-CHAVES:
Formação docente; Letramento digital; Pandemia.
PÁGINAS: 65
RESUMO:
Permeada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC -, a sociedade atual demanda soluções práticas e eficazes, principalmente no que concerne a utilização de metodologias inovadoras no âmbito da educação. Pressupõe-se que existe um distanciamento entre as TDIC e a formação docente haja visto que a pandemia do COVID19 veio a desmistificar uma realidade de despreparo dos profissionais da Educação no que diz respeito a seu uso em práticas docentes. A situação exposta, nos instigou a analisar o impacto da Formação Online na Perspectiva do Letramento Digital, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação - SME - de Natal/RN a seus assessores pedagógicos e diretores de Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil -CMEIS. Para tanto se faz necessário: Verificar de que modo as ferramentas apresentadas na Formação Online colaborou com a prática docente dos assessores e gestores; Avaliar, junto aos docentes que participaram da formação, as possibilidades de implementação de ferramentas digitais em seu cotidiano; Produzir recursos didáticos, que possam contribuir com ações docentes por meio de tecnologia digital. O referencial teórico do estudo está pautado na “Formação Docente e Letramento Digital”, tendo Nóvoa(2019), Freire (2003) Buzato (2006) e Moreira (2018) como autores de referência para as áreas em estudo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com nuances de uma pesquisa-ação, com base empírica, caracterizada como intervencionista. Os dados foram coletados por meio de questionários eletrônicos, registros de chats e vídeos gravados durante as formações. Ao analisar e acompanhar os dados ficou evidente a importância da formação com essa temática, como estratégia para dirimir o distanciamento das ações docentes da realidade em que vivemos, dado a emergência do contexto, haja vista as demandas formativas dos setores da SME, como também das unidades escolares e CMEIS.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA