Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILENA DE FRANÇA MONTEIRO
DATA : 20/08/2020
HORA: 16:00
LOCAL: https://meet.google.com/hho-fywe-fii
APRESENTAÇÃO ANTECIPADA: https://encurtador.com.br/dqwAI
TÍTULO:
TOM TOM: AVALIANDO E ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO SOCIAL NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
PALAVRAS-CHAVES:
Autismo. Teoria da Mente. Jogos digitais para aprendizagem.
PÁGINAS: 99
RESUMO:
O Transtorno de Espectro do Autismo (TEA) apresenta como características comprometimentos de ordem qualitativa, relacionados à interação, comunicação social e padrões comportamentais. Os processos que possibilitam o desenvolvimento social e, por conseguinte, os aspectos mencionados, compreendem a cognição social, a qual tem a função de mediar as relações sociais. Por sua vez, a área da cognição social com maior prejuízo no TEA é denominada Teoria da Mente (ToM), responsável por permitir o entendimento e a predição das suas próprias ações e das ações de terceiros. É através desta metarrepresentação que uma pessoa consegue compreender desejos, emoções, cognições e crenças, assim como permite negociar, enganar, ensinar. Pessoas com TEA revelam falhas na ToM, ao expressarem dificuldade em estabelecer e manter relações sociais, o que interfere de maneira direta em seu processo de aprendizagem e, consequentemente, no engajamento com as atividades escolares, na interação com seus pares e com os professores. Os jogos digitais, por sua vez, têm demonstrado resultados eficazes no âmbito da educação, notadamente para crianças com trajetórias de desenvolvimento qualitativamente diferentes. Por isso, a presente pesquisa tem como objetivo central o desenvolvimento de um jogo digital (ToM ToM) que permita avaliar e estimular o desenvolvimento da ToM em crianças com TEA. Para tanto, o jogo fundamenta-se teoricamente na tríade TEA – ToM – jogos digitais para a aprendizagem. Com este estudo espera-se construir com a oferta de ferramenta metodológica que possibilite simultaneamente a avaliação e a intervenção, contribuindo desta maneira para a aquisição de competências e de novas habilidades no domínio da cognição social de estudantes com autismo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Interno - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Externa à Instituição - SAMANTHA SANTOS DE ALBUQUERQUE MARANHÃO