Avaliação de Software Educativo Para a Alfabetização e o Letramento: Uma Proposta Baseada no Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte
Avaliação de software educativo. Documento Curricular do Rio Grande do Norte. Instrumento de Avaliação. Alfabetização e letramento
É massiva a produção científica de softwares educacionais, tanto em se tratando de jogos, quanto programas de plataformas offline ou online. A produção destas ferramentas tende a ser priorizada mediante a reflexão de seus usos e aplicações, tudo isto, em virtude da crescente necessidade do contato do aluno com as tecnologias educacionais.Além disso, um sem-número de trabalhos que se propõem a avaliar essas ferramentas, têm seu uso validado pelo através dos mesmos softwares para os quais foram pensados, o que ocasiona em uma perceptível diminuição na visualização de aplicabilidade desses instrumentos de avaliação.Levando-se em consideração tais aspectos, este trabalho objetiva a construção e validação de um instrumento de avaliação de softwares educativos para a área da alfabetização e do letramento, tendo como base o caráter progressivo das habilidades do Documento Curricular do Rio Grande do Norte destinadas a este fim. Como caminho metodológico, neste trabalho, pretende-se: 1) investigar os softwares comumente utilizados nas situações da alfabetização e do letramento; 2) adaptar seção do instrumento de avaliação para softwares educativos de acordo com os Objetos de Conhecimento para a alfabetização do DCERN; 3) validar junto a grupo de pesquisadores nas áreas de computação e educação; 4) aplicar com professores da Educação Básica o instrumento de avaliação desenvolvido; e, 5) avaliar os resultados obtidos. Com este trabalho pretende-se implementar o instrumento construído, fornecendo aos pares educadores uma ferramenta útil na seleção de um software educativo.