LOUSA DIGITAL INTERATIVA E OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSOS POTENCIALIZADORES NA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE NÚMERO
Lousa digital interativa. Objeto de Aprendizagem. Interação. Interatividade. Conceito de número.
A motivação desta dissertação está na necessidade de otimizar recursos digitais existentes nas escolas públicas de Natal/RN, especialmente, as Lousas Digitais Interativas (LDI), proporcionando metodologias inovadoras no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo geral: Analisar as contribuições da integração da lousa digital interativa na prática docente para o desenvolvimento do conceito de número na perspectiva do letramento matemático, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos i) Identificar recursos educativos digitais na LDI que contribuem para a compreensão do conceito de número; ii) Elaborar atividades que integrem recursos digitais e analógicos na compreensão do conceito de número e, iii) Analisar a compreensão do conceito de número nos alunos a partir da integração da LDI nas aulas de Matemática. A dissertação teve como suporte teórico alguns autores que tratam sobre tecnologias digitais, LDI e OA na Educação e, especificamente, na Matemática tais como: Kalinke (2015), Gomes (2012), Kozak (2015), Lévy (2000), Willey (2008), Aguiar e Flôres (2014). Quanto aos conceitos voltados para o ensino da Matemática, teve as seguintes referências Lorenzato (2010), Galvão e Nacarato (2014), Kamii (2005), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), dentre outros. A pesquisa foi realizada com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública de Natal/RN e as análises acerca do conceito de número tomaram como referência processos mentais básicos como: correspondência, comparação, conservação, classificação, sequenciação, seriação e inclusão. As análises dos dados ocorreram por meio de inferências realizadas pela professora-pesquisadora, a partir e durante as interações realizadas pelos sujeitos (professora e alunos) nas aulas organizadas em atividades sequenciadas. Nesse processo, os alunos estiveram em contato com a LDI, Objeto de Aprendizagem (OA) e, inclusive, recursos analógicos que contemplaram habilidades e competências no campo do conceito de número. Assim, por meio de perspectiva metodológica baseada na Pesquisa-Ação, a pesquisadora analisou a contribuição das tecnologias digitais no progresso do conceito de número com alunos a partir de relações de interação (aluno-aluno) e interatividade (recurso digital-alunos) dos sujeitos envolvidos. Quanto aos resultados, foi evidenciado que a integração da LDI no desenvolvimento do conceito de número mostrou-se relevante tendo em vista que ampliou as estratégias metodológicas na construção do conhecimento dos alunos, tornando-a um recurso que potencializa a dinâmica do ensino e da aprendizagem. Contribuiu além da aprendizagem dos conceitos matemáticos, com a motivação de alguns alunos que pouco atuavam nos momentos convencionais das aulas, sem uso da LDI.