AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA IMEDIATA APÓS INTERVENÇÃO COM DUPLA TAREFA EM IDOSOS
Idoso. Funcionalidade. Postura. Cognição.
Introdução: Com o envelhecimento ocorre declínio de respostas adaptativas necessárias para realizar atividades do cotidiano, aumentando assim, a susceptibilidade às doenças e limitações funcionais. A interferência motora cognitiva é a realização de uma tarefa motora e uma cognitiva realizadas simultaneamente, os idosos apresentam maior dificuldade para realização dessas atividades. O treinamento pode favorecer a marcha, equilíbrio e cognição, no entanto, não há tipos de tarefas e duração estabelecida para esse treinamento. Objetivo: Investigar a interferência imediata de uma proposta de intervenção com diferentes duplas tarefas cognitivo-motora e motora-motora sobre o equilíbrio de idosos. Métodos: Foram utilizados oito questionários/testes, além da avaliação na plataforma de força, os sujeitos foram divididos em dois grupos, um grupo foi submetido a proposta de intervenção única com Dupla Tarefa e o outro com Tarefas Simples, após a intervenção foram reavaliados. Resultados: Foram avaliados 30 idosos que através de randomização, foram distribuídos entre os grupos. Com relação aos dados sociodemográficos, avaliação motora e desempenho cognitivo, os indivíduos de ambos os grupos se apresentaram de forma homogênea, o auto relato de dificuldade para dupla tarefa apresentou resultados semelhantes. Comparado ao teste simples, houve acréscimo do tempo de realização dos testes F8W motor e cognitivo e TUG cognitivo. Após a intervenção o grupo Dupla Tarefa manteve sua performance nos testes e apresentou melhora no desempenho cognitivo das atividades de fluência semântica, cálculo e figuras durante a posturografia, ao passo que o grupo Tarefa Simples demandou mais tempo para o TUG simples e motor e apresentou oscilação no controle postural na condição de olhos abertos, fluência semântica e figuras, sem incremento no número de acertos. Conclusões: As tarefas secundárias ocasionaram incremento no tempo para realizar os testes funcionais, exceto para o TUG motor. Após a intervenção, a performance nos testes do grupo Dupla Tarefa foi superior ao grupo Tarefa Simples, o número de acertos foi semelhante. Na avaliação posturográfica, houve melhora do desempenho cognitivo para o grupo Dupla Tarefa, já o grupo Tarefa Simples, apresentou maior oscilação para algumas atividades, sem melhora no desempenho cognitivo destas. Não houve diferença entre os grupos sobre o auto relato da frequência de dificuldade para realizar dupla tarefa.