|
Dissertações |
|
1
|
-
ROBERTO JOSE VIEIRA DE SOUSA LIMA
-
A TRAJETÓRIA DO CONTROLLER E O DESENVOLVIMENTO DE SUAS COMPETÊNCIAS
-
Orientador : ANEIDE OLIVEIRA ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANEIDE OLIVEIRA ARAUJO
-
ADILSON DE LIMA TAVARES
-
FABIO FREZATTI
-
Data: 01/02/2016
-
-
Mostrar Resumo
-
Visto que toda pessoa é o resultado de suas vivências passadas e atuais, torna-se possível ponderar que as competências adquiridas por um Controller estão intimamente relacionadas com sua trajetória profissional. Ante o exposto, esta pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos da trajetória do Controller e sua contribuição para o desenvolvimento de competências e atuação profissional. Quanto aos objetivos, este estudo se caracteriza como descritivo, já com relação aos procedimentos, levantamento ou survey e, no que se refere à abordagem do problema, se caracteriza como qualitativo. O procedimento de coleta se deu através de um questionário eletrônico, estruturado em três blocos: Competência dos Controllersem escala de importância; Experiências essenciais no desenvolvimento de um Controller; e Perfil do respondente. A amostra foi formada a partir de uma rede social profissional, e obtiveram-se respostas de 208 profissionais, de diferentes níveis hierárquicos, tempos de carreira diversos e de todas as regiões do país. Os resultados apontaram que, com relação às competências indispensáveis, os respondentes indicaram a capacidade analítica, domínio de contabilidade e finanças, planejamento, trabalho em equipe e visão estratégica. Como principal vivência para o desenvolvimento das competências necessárias, estes Controllers apontaram as experiências profissionais. Com relação à trajetória profissional, observou-se uma tendência crescente entre o tempo de carreira e a quantidade de Controllers ocupando níveis hierárquicos mais elevados nas empresas. Ademais, verifica-se que para chegarem a este cargo, os profissionais devem valorizar um conjunto de experiências, tais como cursos de pós-graduação bem avaliados academicamente e atuação em áreas, para além da contabilidade, como de auditoria e finanças. Desta maneira, pode-se concluir que vivências acadêmicas e profissionais, de naturezas diversas, podem contribuir de forma incisiva para o desenvolvimento das competências essenciais as suas atividades.
-
Mostrar Abstract
-
Since every person is a result of your past and current experiences, we can consider that the skills developed by a Controller are closely related to his professional career. Based on this, the research aims to discuss trajectory's aspects of the Controller and its contribution to the development of skills and professional performance. This is a descriptive study in its aim, a survey in respect to its procedures and a qualitative one in regard to the approach of the problem. The collection procedure was made through an electronic questionnaire, structured in three blocks: Controllers's competence in order of importance; Essential experiences in developing a Controller; and respondent profile. The sample was defined from a professional social network which provided 208 responses, in different hierarchical levels and career times and from all regions of the country. The main results points that respondents evaluate analytical skills, accounting and finance domain, planning, teamwork and strategic vision as necessary skills. Also, as main experience for developing the necessary skills, these Controllers pointed professional experiences. Regarding professional career, there was a growing trend among career time and the amount of Controllers occupying higher hierarchical levels in companies. Moreover, it turns out that to reach this position, professionals should value a set of experiences, such as qualified postgraduate courses and performance in areas other than accounting, like auditing and finance. Thus, we can conclude that different types of academic and professional experiences can contribute incisively to the development of key competencies of its activities.
|
|
2
|
-
LEANDRO SARAIVA DANTAS DE OLIVEIRA
-
AS DESPESAS PÚBLICAS MUNICIPAIS COMO DETERMINANTE NO DESENVOLVIMENTO HUMANO
-
Orientador : ANEIDE OLIVEIRA ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANEIDE OLIVEIRA ARAUJO
-
ERIVAN FERREIRA BORGES
-
RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO
-
Data: 15/02/2016
-
-
Mostrar Resumo
-
Sob a ótica da teoria do mercado eficiente, que se mostra frágil devido à existência das falhas de mercado, e sobre a necessidade da intervenção do Estado na busca do bem estar social, este estudo teve como objetivo investigar se as despesas públicas municipais são eficientes quanto a proporcionar desenvolvimento humano dos municípios brasileiros. Operacionalmente, foram utilizadas as atuais despesas funcionais, adaptadas para os anos de 1997 a 2009. O desenvolvimento humano foi mensurado por meio do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, sendo composto por três dimensões: renda, longevidade e educação. Para verificar a relação existente entre as variáveis foram construídos modelos utilizando-se a regressão linear múltipla. Inicialmente foram construídos modelos para as dimensões do IDHM do ano de 2000 e, posteriormente, para o ano de 2010. Verificou-se, nos resultados em geral, que as despesas funcionais em habitação e urbanismo, saúde e saneamento, e transporte impactaram de forma positiva no desenvolvimento humano nas mais diversas dimensões durante todo o período em estudo. Já a despesa em educação e cultura impactou de forma negativa. Observa-se, ainda, que todas as despesas funcionais influenciaram de forma positiva o IDHM, em pelo menos uma das dimensões, no ano de 2000 ou 2010. Desse modo, verifica-se que as despesas públicas municipais apresentam potencial na melhoria na qualidade de vida da sociedade, no entanto, observa-se que, em geral, elas têm pequeno poder explicativo no desenvolvimento humano dos municípios, seja por uma eventual má alocação dos recursos devido a escolhas públicas inadequadas, ou pela necessidade de analisar o impacto dessas despesas junto com as dos demais entes federativos, para melhor captar o impacto do setor público no bem estar da sociedade. Por fim, observou-se que os modelos propostos apresentaram alto poder explicativo do desenvolvimento humano, principalmente devido à inserção do IDHM obtido pelo município na avaliação anterior como variável independente, pois, a pontuação atual obtida por um município no IDHM tem alta correlação com a pontuação obtida anteriormente.
-
Mostrar Abstract
-
From the perspective of efficient market theory, which presents as fragile due to the existence of market failures, and on the need of state intervention in the pursuit of social warfare, this study aimed to investigate whether municipal public spending is efficient as to provide human development of Brazilian cities. Operationally, the current funcional expenses were adapted for the years 1997 to 2009. The Municipal Human Development Index – IDHM, published by the United Nations Develpment Programme – UNDP, comprising three dimensions: income, longevity and education. To check the reletionship between variables were constructed models usng multiple linear regression. Initially were built models to the dimensions of IDHM to the year 2000 and subsequently to the year 2010. It was found in the results in general that the functional expenses in housing and urbanism, health and sanitation, and transportation impacted in a positive way in human development in different dimensions throughtout the study period. However spending on education and culture impacted negatively. It can be observed that all functional costs influencing positively the IDHM in at least one dimension in the year 2000 or 2010. Thus, it is observed that a cities’ public expenditure show potential to improve the quality of the life of the society, however, it is noted that, in general, they have little explanatory power in the human development of the cities, either by a possible misallocation of resources due to inadequate public choices or the need to analyze the impact of theses expenses together with the other state entities to better capture the impact of the public sector in the welfare of society. Finally, it was observed that the proposed models had high explanatory power of the human development, mainly because of the insertion of IDHM obtained by the city in the previous evaluation as na independent variable, because the current score obtained by a city in IDHM has high correlation with the ealier score.
|
|
3
|
-
VICTOR GODEIRO DE MEDEIROS LIMA
-
SOBREPREÇO E SUPERFATURAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS E INDICADORES EDUCACIONAIS: uma análise de suas relações nos Estados brasileiros
-
Orientador : ERIVAN FERREIRA BORGES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ERIVAN FERREIRA BORGES
-
JOSE DIONISIO GOMES DA SILVA
-
GERALDO BEZERRA CAMPOS JUNIOR
-
Data: 10/03/2016
-
-
Mostrar Resumo
-
Neste estudo busca-se estabelecer uma relação estatística entre os indicadores educacionais dos Estados brasileiros com uma proxy de corrupção elaborada baseada em sobrepreços/superfaturamentos auditados em obras públicas pelo Tribunal de Contas da União - TCU. Utilizou-se como base os procedimentos metodológicos utilizados por Carraro e Damé (2007), sendo a proxy de corrupção delineada a partir do proposto por Ferraz e Finan (2011). Nos aspectos metodológicos, utilizou-se 4 variáveis para captar os indicadores educacionais de cada Estado brasileiro, já a corrupção se mediu através da porcentagem de recursos sobrepreçados/superfaturados detectada em auditoria realizada pelo TCU em cada obra pública que se utilizou recursos federais. Coletou-se os dados das variáveis educacionais e de controle nos sítios do IBGE e INEP, enquanto os dados relativos à corrupção foram coletados analisando-se os acórdãos exarados pelo plenário do Tribunal de Contas da União. Pelos resultados, não se conseguiu encontrar significância estatística entre as variáveis que permitisse corroborar com nenhuma das duas correntes teóricas básicas existentes. Recomenda-se aumentar o período de análise e buscar informações diretamente com o TCU para extrair uma maior quantidade de dados que possibilite uma análise estatística mais abrangente.
-
Mostrar Abstract
-
This study seeks to establish a statistical relationship between educational indicators of the Brazilian states with a corruption proxy drafted based on overpricings/overbillings audited in public constructions conducted by the Tribunal de Contas da União - TCU. It was based on the methodological procedures used by Carraro and Damé (2007), and the corruption proxy outlined based on what was proposed by Ferraz and Finan (2011). On methodological aspects, it was used four variables to capture the educational indicators of each Brazilian state, since corruption is measured by the percentage of overpriced resources detected in audit carried out by TCU in public construction that used federal resources. The data was collected of the educational and control variables in the IBGE and INEP sites, while corruption data were collected by analyzing the judgments formally drawn up by the plenary of the TCU. From the results, we could not find statistical significance among the variables that would corroborate either of the two basic existing theoretical currents. It is recommended to increase the period of analysis and search for information directly to the TCU to extract a larger amount of data that will enable a more comprehensive statistical analysis.
|
|
4
|
-
FABIANA LUCENA BEZERRA DE AZEVEDO
-
Análise da influência das provas periciais produzidas por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nos processos administrativos oriundos do Ministério Público do RN
-
Orientador : ERIVAN FERREIRA BORGES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ERIVAN FERREIRA BORGES
-
JOSE JAILSON DA SILVA
-
ANTONIO ERIVANDO XAVIER JÚNIOR
-
Data: 20/04/2016
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo geral desse estudo foi verificar se as provas periciais contábeis produzidas pelos professores da UFRN influenciam na efetividade da decisão administrativa nos processos oriundos do Ministério Público do RN. Para que esse objetivo fosse atingido, fez-se necessário a propositura dos seguintes objetivos específicos: (i) identificar os fundamentos teóricos da prova pericial e sua aplicação no contexto administrativo; (ii) estabelecer, a partir dos fundamentos estudados, uma métrica de avaliação da efetividade das provas periciais contábeis produzidas pelos professores da UFRN; (iii) analisar, a partir dos dados obtidos, se as provas periciais contábeis produzidas pelos professores da UFRN influenciam na efetividade da decisão administratuva nos processos oriundos do Ministério Público do RN. A pesquisa foi composta de uma amostra de 143 procedimentos administrativos do Ministério Público do RN que solicitaram a realização de perícias contábeis, nos anos de 2011, 2012, 2014 e 2015. Esses procedimentos foram classificados de acordo com o status verificado junto as Promotorias (sigiloso, tramitando, concluso para promotoria, ajuizado ação civil pública e arquivado). Em seguida, foi verificado o lapso temporal de cada procedimento. Os resultados foram obtidos através da utilização da análise descritiva e de quatro testes estatísticos utilizados, a saber: qui-quadrado, ANACOR, binomial e análise de agrupamento. Foi detectado que dos 143 procedimentos da amostra, 97 dos laudos/pareceres periciais influenciam na efetividade da decisão administrativa nos processos oriundos do Ministério Público do RN, enquanto que 46 por terem excedido o tempo de duração estabelecido, não o foram. Verificou-se ainda que 2014 foi o único ano dentre os analisados que os procedimentos que excederam o prazo médio do CNJ foram maiores dos que não excederam. Nos anos de 2011, 2012 e 2015, 68%, 57% e 95% dos procedimentos.
-
Mostrar Abstract
-
The aim of this study was to determine whether the financial expert evidence produced by UFRN teachers influence the effectiveness of the administrative decision in the proceedings from the public prosecutor RN. For this goal was reached, it became necessary to bringing the following specific objectives: (i) identify the theoretical foundations of expert evidence and its application in the administrative context; (Ii) establish, from the studied fundamentals, a metric for evaluating the effectiveness of the accounting expert evidence produced by the UFRN teachers; (Iii) analyze, from the data obtained, the accounting expert evidence produced by UFRN teachers influence the effectiveness of administratuva decision in the proceedings from the public prosecutor RN. The research consisted of a sample of 143 administrative procedures of the Public Prosecutor RN who requested the holding of financial expertise in the years 2011, 2012, 2014 and 2015. These procedures were classified according to the status checked the Prosecutor together (confidential, being processed, concluded for prosecution, filed public and filed civil action). Then, the lag time was observed for each procedure. The results were obtained through the use of descriptive analysis and four statistical tests used, namely: chi-square, ANACOR, binomial and cluster analysis. It was found that of the 143 procedures of the sample, 97 of the reports / expert opinions influence the effectiveness of the administrative decision in the proceedings from the public prosecutor RN, while 46 for exceeding the set duration of time, were not. It was also found that 2014 was the only year from the analysis that the procedures that exceeded the average term of the CNJ were higher in products not exceeded. In the years 2011, 2012 and 2015, 68%, 57% and 95% of the procedures.
|
|
5
|
-
CAMILA CATARINE DE ARAÚJO AZEVEDO
-
EVOLUÇÃO DA CAPACIDADE PREDITIVA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL: Um estudo a partir dos disclosures das Companhias listadas na BM&FBovespa após a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade no Brasil
-
Orientador : ADILSON DE LIMA TAVARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADILSON DE LIMA TAVARES
-
DIOGO HENRIQUE SILVA DE LIMA
-
THAISEANY DE FREITAS REGO
-
Data: 20/04/2016
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem o objetivo de avaliar a evolução da capacidade de classificação das empresas do mercado acionário brasileiro em grupos de melhores e piores alternativas de investimentos, a partir de informações contábeis após a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizados 14 índices econômico-financeiros como proxies para discriminar as empresas, os quais foram escolhidos mediante verificação dos índices mais utilizados em pesquisas científicas brasileiras no período de 2010 a 2014. A amostra desta pesquisa é composta pelas empresas do segmento de Governança Corporativa da BM&FBovespa,totalizando 98 empresas que se mantiveram constantes no período de 2010 a 2014. Inicialmente, a amostra de empresas de cada ano foi ordenada de acordo com a real variação do valor de mercado a fim de classificar as empresas com maior agregação de valor no grupo “Vencedoras” (primeiro terço da amostra), bem como aquelas com menor agregação de valor no grupo das “Perdedoras” (terceiro terço da amostra). A fim de testar a capacidade preditiva da informação contábil, foi utilizada a técnica de análise discriminante para segregar as empresas nos dois grupos propostos em cada exercício social e avaliar a evolução dos níveis de acertos a partir dos índices econômico-financeiros. Para tanto, as amostras de cada ano foram segregadas em duas subamostras: uma amostra de análise, que foi utilizada para estimar a função discriminante, e a amostra de teste, que testa as funções estimadas em casos não utilizados. A classificação prevista pela análise discriminante foi então comparada com a classificação real do valor de mercado, gerando os níveis de acertos em cada exercício. Os resultados apontaram que as funções discriminantes estimadas com o uso de índices econômico-financeiros evidenciaram uma evolução na capacidade preditiva de classificar as empresas do segmento de Governança Corporativa nos dois grupos propostos, uma vez que alcançaram níveis de acertos de 64,5%, 74,2%, 90,3%, 77,4% e 93,3% no período de 2010 a 2014, respectivamente. Adicionalmente, os índices considerados significativos para estimações das funções foram: Crescimento das vendas, Liquidez Geral, Margem Ebtida, Liquidez Corrente, Q de Tobin, Giro do Ativo, ROE, PCCT, Book-to-market.
-
Mostrar Abstract
-
This study aims to assess the evolution of the classification capacity of companies in the Brazilian stock market in the best groups and worst investment alternatives, from accounting information after the adoption of International Accounting Standards. To achieve the proposed objective, we used 14 economic and financial indicators as proxies to discriminate against companies, which were chosen by checking the most used indexes in Brazilian scientific research in the period 2010 to 2014. The sample of this research consists of the companies segment Corporate Governance of BM&FBovespa, totaling 98 companies remained constant in the period 2010 to 2014. Initially, the sample of firms each year was ordered according to the actual variation in the market value to rank companies more adding value in the group "Winning" (first third of the sample) and those with lower added value in the group of "win" (third third of the sample). In order to test the predictive ability of accounting information, we used discriminant analysis to segregate companies in the two proposed groups in each fiscal year and assess the evolution of hit levels from the economic and financial ratios. For this purpose, samples of each year were divided into two samples: an analysis sample, which was used to estimate the discriminant function, and the test sample, that test functions estimated in unused cases. The classification provided by the discriminant analysis was then compared with the actual classification of the market value, generating the hit levels each year. The results showed that the discriminant function estimated using economic and financial ratios showed an increase in predictive ability to rank companies in the segment of corporate governance in the two proposed groups, as achieved successes levels of 64.5%, 74 2%, 90.3%, 77.4% and 93.3% in the period 2010-2014, respectively. In addition, the indices considered significant for estimation of the functions are: Sales growth, overall liquidity, EBITDA margin, Current Liquidity, Tobin's Q, the Asset Turnover, ROE, PCCT, Book-to-market.
|
|
6
|
-
AGAMENON DA COSTA MELO SEGUNDO
-
DETERMINANTES DA FRAUDE FINANCEIRA: A relação entre os aspectos de racionalidade e a desonestidade
-
Orientador : JOSE DIONISIO GOMES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE DIONISIO GOMES DA SILVA
-
ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
JOSÉ RIBAMAR MARQUES DE CARVALHO
-
Data: 13/05/2016
-
-
Mostrar Resumo
-
A teoria do Método Simples do Crime Racional trata das decisões acerca de uma atitude criminosa afirmando que são tomadas de forma racional, levando-se em conta o retorno obtido por esta ação, o risco de ser pego e a punição aplicável (BECKER, 1993). Entretanto, Kahneman e Tversky (1979) destacam que quando o indivíduo se depara com decisões que envolvem risco e ganhos financeiros, existem anomalias que ferem os axiomas da Teoria da Utilidade Esperada. Mead et al. (2009) evidenciam que os impulsos de obter ganhos financeiros e o auto controle de um indivíduo geram um comportamento heterogêneo quanto a sua honestidade. Diante do exporto o presente trabalho tem como objetivo geral investigar a relação entre a desonestidade financeira e a racionalidade, sob a luz da Teoria da Perspectiva entre os alunos da graduação dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para isto, utilizou-se de um experimento similar aos propostos por Mazar e Ariely (2006) e Mazar, Amir e Ariely (2008) para medir a desonestidade financeira e o questionário de Soares e Barbedo (2013) para a racionalidade. A amostra foi composta de 114 alunos dos referidos cursos e os experimentos realizados em sala de aula com a anuência e sem a interferência do professor da disciplina. Quanto ao tratamento dos dados optou-se um por um modelo de regressão linear múltipla. Após efetuados os testes, o modelo apresentou um R² de 0,2641 e observou-se que a racionalidade influencia positivamente na desonestidade com um β de 1,7450, indicando que quanto mais racional o indivíduo é, mais desonesto ele tende a ser, dentro das condições do experimento. Além disso, houve influência significativa de outras variáveis: Assiduidade em cerimônias religiosas e o período do aluno no curso. Por fim, apresentaram-se como limitações do trabalho o tamanho da amostra e falta de controle sobre algumas variáveis, principalmente no que concerne ao ambiente institucional.
-
Mostrar Abstract
-
The theory of Simple Method of Rational Crime addresses the decisions about a criminal attitude stating that they are taken rationally, taking into account the return obtained by this action, the risk of getting caught and the applicable punishment (BECKER, 1993). However, Kahneman and Tversky (1979) points out that when the individual is faced with decisions that involve risk and financial gains, there are anomalies that hurt the axioms of the theory of expected utility. Mead et al. (2009) shows that the impulses of financial gain and self control of an individual generate a heterogeneous behavior towards his honesty. Based on the exposed, the present work have the objeticve to investigate the relationship between financial dishonesty and rationality by the light of the Prospective Theory among undergraduate students of Accounting and Administration of the Federal University of Rio Grande do Norte. In order to acomplish this, it was used a experiment similar to those proposed by Mazar and Ariely (2006) and Mazar, Amir and Ariely (2008) to measure the financial dishonesty and the survey of Soares and Barbedo (2013) for rationality. The sample consisted of 114 students of these courses and the experiments were conducted in the classroom with the consent and without the interference of the subject teacher. Regarding the processing of data, a multiple linear regression model was chosen. After the tests were performed, the model presented a R² of 0.2641 and it was observed that rationality positively influences the dishonesty with a β of 1.7450, indicating that the more rational the individual is, more dishonest it tends to be, within the experimental conditions. In addition, there was a significant influence of other variables: assiduity in religious ceremonies and the period of the student in the course. Finally, as research restrictions there are the sample size and lack of control over certain variables, especially with regard to the institutional environment.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
ADRIANA ISABEL BACKES STEPPAN
-
UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO VIÉS DE OTIMISMO NO JULGAMENTO DE PROBABILIDADES DE ATIVOS E PASSIVOS CONTINGENTES
-
Orientador : CÉSAR AUGUSTO TIBÚRCIO SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CÉSAR AUGUSTO TIBÚRCIO SILVA
-
ADILSON DE LIMA TAVARES
-
JOSE DIONISIO GOMES DA SILVA
-
LUCAS AYRES BARREIRA DE CAMPOS BARROS
-
LUIZ PAULO LOPES FÁVERO
-
Data: 28/04/2016
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta tese teve como objetivo principal verificar a influência do viés otimista na avaliação das estimativas de probabilidades de ocorrência de ativos e passivos contingentes. Como objetivos secundários, têm-se a mensuração do grau de otimismo no indivíduo, a verificaçao da associação entre os fatores moderadores, controle e experiência prévias e o viés otimista, bem como a investigação acerca da influência das variáveis formas de contratação, fonte adicional de informações e existência de fiscalização de tarefas nas estimativas de probabilidades de eventos contingentes apresentadas pelos respondentes. A tipologia desse estudo se refere a um quase-experimento, tendo como técnica de coleta de dados um questionário organizado em duas partes (a primeira referente ao instrumento de medição do viés otimista e a segunda parte trata dos cenários para os quais o indivíduo faz julgamento de probabilidades). O instrumento foi aplicado de forma presencial e em quatro encontros sequenciais. Do total da amostra, optou-se por elaborar a análise a partir dos dados extremos, os quais correspondem ao primeiro e último tercil. Sendo assim, a amostra utilizada se refere a 87 profissionais da área contábil. Pelos resultados alcançados, constatou-se a presença do viés otimista em 44 indivíduos ao passo que, para 43 participantes, não houve a presença dele. Com base na análise das estimativas indicadas pelos participantes excessivamente otimistas, foi possível verificar a existência da influência do viés. Ao se fazer a regressão entre as avaliações de probabilidades de ocorrências de ativos e passivos contingentes com as variáveis independentes ora representadas pelo perfil do viés otimista e fatores moderadores de eventos como o controle e experiência prévia, foi constatada essa relação. No que se refere aos fatores moderadores Controle e Experiência prévia foi possível confirmar as associações entre eles e o viés otimista. Com relação aos julgamentos de probabilidades quanto à ocorrência dos eventos contingentes, ao se estabelecer uma análise, os achados mostraram que os indivíduos com a presença do viés otimista efetuaram julgamento de probabilidades com expectativas acima de 50% para os cenários 1(passivo), 2 e 6 (ativos), isso quando comparados com aqueles que não apresentam o viés. Contudo, os resultados da pesquisa revelaram que os indivíduos com a presença do viés apresentaram, para o cenário 3 (passivo), um julgamento que corresponde a aproximadamente 65% da estimativa de probabilidade avaliada por aqueles que não apresentavam o viés e, de 96%, para os cenários 4 e 5 (ativo e passivo). Dessa forma, ao se examinar o contexto geral desta pesquisa, pode-se dizer que o viés otimista ajuda a explicar as avaliações das estimativas de probabilidades dos eventos, as quais foram apresentadas pelos participantes da pesquisa. Entretanto, observa-se que nem sempre os impactos aconteceram da forma prevista pelas teorias que embasam o viés otimista. Para os cenários ativos, que representam eventos positivos, eram esperadas estimativas com probabilidades superiores a 50%, no entanto, não se confirmou, desse modo, para o evento 4. Para os cenários passivos, os quais representam eventos negativos, eram aguardados julgamentos de probabilidades inferiores a 50%, contudo, para o cenário 1, esse fato não se confirmou. No que se refere às variáveis acima descritas, não foi possível constatar alterações nas avaliações das estimativas de probabilidades dos eventos contingentes em decorrência delas. Esse fato pode ter decorrido do tamanho da amostra, pois, dada a dificuldade de fazer experimentos, não foi possível constituir uma amostra maior.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis aimed to investigate the influence of optimistic bias in assessing the estimates of probabilities of contingent assets and liabilities. As secondary objectives, measure the degree of optimism of the individual; the verification of the association between the moderating factors, control and previous experience and the optimistic bias; as well as research the influence of the variables: form of hiring, additional source of information, and existence of task supervision in estimates of contingent probabilities events presented by the respondents. The typology of this study refers to a quasi-experiment, the data collection was made by a questionnaire organized into two parts: first concerning the measuring instrument optimistic bias and the second part deals with the scenarios for which the individual makes judgments of probabilities. The instrument was applied in four sequential meeting sessions. From the total sample, it was decided to prepare the analysis from extreme data, which correspond to the first and last tertile. Thus, the sample used refers to 87 professionals of accounting area. From the results achieved, it was found the presence of optimistic bias in 44 individuals whereas for 43 participants not. Based on the analysis of the estimates given by overly optimistic participants, it was possible to verify the existence of the influence of bias. This relationship was observed in the regression between assessments of probabilities of occurrences of contingent assets and liabilities with the independent variables: the optimistic bias profile and the event moderating factors such as the control and previous experience. With respect to moderating factors Control and previous experience it was possible to confirm the associations between them and the optimistic bias. With regard to judgments of probability for the occurrence of contingent events, establishing an analysis, the findings showed that individuals with the presence of optimistic bias made judgments of probabilities with expectations 50% higher for scenarios 1 (liabilities) 2 and 6 (assets) compared with those who do not exhibit the bias. However, the survey results revealed that individuals with the presence of the optimistic bias presented to scenario 3 (liabilities), a judgment which corresponds to approximately 65% of the probability estimation evaluated by those who did not have the bias and 96% for scenarios 4 e 5 (assets and liabilities). Thus, when examining the overall context of this research, it can be said that the optimistic bias helps explain the assessments of estimates of probabilities of events presented by the research participants. However, it is observed that not always the impacts occur in the manner envisaged by the theories that support the optimism bias. For assets scenarios that represent positive events were expected estimates probabilities above 50%, however for event 4 it was not confirmed. For liabilities scenarios which represent negative events were expected judgments of lower probability to 50%, however, for scenario 1, this fact was not confirmed. With regard to the above variables, it was not possible to observe changes in assessment estimates of probabilities of contingent events as a result of them. This may have resulted from the sample size, because, given the difficulty of experiments, it was not possible to constitute a larger sample.
|
|
2
|
-
GILMARA MENDES DA COSTA BORGES
-
DETERMINANTES DOS IMPEDIMENTOS DE CONCESSÕES E TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS PÚBLICOS ÀS ENTIDADES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS NO BRASIL
-
Orientador : JOSÉ MATIAS PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
FERNANDO DIAS LOPES
-
GESINALDO ATAÍDE CÂNDIDO
-
JOSE DIONISIO GOMES DA SILVA
-
JOSÉ MATIAS PEREIRA
-
Data: 08/09/2016
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho objetiva verificar quais os determinantes dos impedimentos das concessões de transferências de recursos públicos às entidades sem fins lucrativos no Brasil. Apresenta os fundamentos da Teoria dos Efeitos Perversos proposta inicialmente por Merton (1936) ao tratar dos efeitos não intencionais da ação intencional e, posteriormente, estudada por Hirschman (1988), para definir os efeitos sociais indesejados, principalmente das políticas paternalistas adotadas pelo Estado nas intervenções de políticas sociais. O referencial teórico abordado apresenta as fundamentações sobre as funções de governo, a busca do Estado pela eficiência pública, os aspectos de governança e as mudanças institucionais advindas do modelo de gestão flexibilizada adotado pelo Estado e intermediada pelas organizações do denominado terceiro setor como ator participante nas decisões de políticas públicas sociais. No aspecto metodológico, o trabalho tem característica exploratório-descritiva, considerando o aprofundamento do entendimento sobre as ineficiências relacionadas às cooperações entre entidades estatais e não estatais. A utilização da análise estatística de Regressão Logística Multinominal permitiu a confirmação da hipótese principal de que existem elementos burocráticos, sociais e políticos que influenciam os impedimentos às concessões dos financiamentos às organizações sem fins lucrativos brasileiras. Os resultados apontam que variáveis como objeto do convênio, valores aportados e adoção de instrumentos burocráticos de controle (SICONV) podem explicar ou mesmo determinar os impedimentos às concessões e transferências de recursos públicos. A pesquisa contribui para o aprofundamento das discussões que envolvem a temática terceiro setor e financiamento público, sendo não só de interesse das instituições públicas e dos beneficiários de suas ações mas também da própria sociedade que as financia, ainda que parcialmente.
-
Mostrar Abstract
-
This study aims to verify which determinants of concessions public funds transfers’ impediments to nonprofit entities in Brazil. It presents the Theory of Perverse Effects fundamentals initially proposed by Merton (1936) to deal with the unintended effects of intentional action and subsequently studied by Hirschman (1988) to define the unwanted social effects, especially the paternalistic policies adopted by the State in social policy interventions. The theoretical framework presents the foundations of government functions, the State’s pursuit for public efficiency, the aspects of governance and institutional changes resulting from the more flexible management model adopted by the State and intermediated by organizations called third sector as a participant actor in social public policy decisions. In the methodological aspect, the work is exploratory and descriptive, considering the deep understanding about the inefficiencies related to cooperation between State and non-state entities. The use of multinomial logistic regression allowed confirming the main hypothesis that there are bureaucratic, social and political elements which influence the financing concessions impediments to brazilian non-profit organizations. The results show that variables such as covenant object, contributed values and adoption of bureaucratic control instruments (SICONV) can explain and determine the impediments to concessions and transfers of public resources. The research contributes to the deepening of discussions involving the third sector theme and public financing and it is not only of interest of public institutions and beneficiaries of their actions but also of society itself that finances, even partially.
|
|
3
|
-
MAURICIO CORREA DA SILVA
-
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE GOVERNOS MUNICIPAIS BRASILEIROS NA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA DESPESA POR FUNÇÕES DE GOVERNO
-
Orientador : JOSE DIONISIO GOMES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ERIVAN FERREIRA BORGES
-
JOSE DIONISIO GOMES DA SILVA
-
JOSÉ MATIAS PEREIRA
-
RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO
-
ROSSANA GUERRA DE SOUSA
-
Data: 09/09/2016
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo geral desta pesquisa é avaliar o desempenho dos gestores públicos municipais com métrica de avaliação de gestão por índices, com base na alocação de recursos financeiros por meio da execução orçamentária da despesa em funções de governo, segundo a classificação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). A pesquisa foi desenvolvida com o suporte da Teoria da Agência (assimetria da informação), da Teoria da Escolha Pública (comportamento dos gastos públicos por ocasião das eleições e análise positiva), da Teoria dos Stakeholders (partes interessadas e medição de desempenho) e da Teoria da Medição (métrica quantitativa na avaliação de desempenho), e o método utilizado foi o empírico-analítico. O aspecto temporal para a análise de dados abrangeu o período de treze exercícios financeiros (2002 a 2014) com o critério de avaliação da eficiência alocativa. Os resultados revelaram, com base no desempenho apurado pelo Índice de Desempenho de Funções de Governo (IDFG), que os municípios de São Bernardo do Campo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP) se destacaram com os melhores desempenhos (mais eficientes) dos municípios avaliados (avaliação comparativa das preferências alocativas dos recursos financeiros nas 19 funções de governo de competência dos gestores públicos municipais para atender as necessidades da população) e nas últimas posições (menos eficientes) ficaram os municípios de São Gonçalo (RJ), Aparecida de Goiânia (GO), Montes Claros (MG) e Feira de Santana. As funções de menor ordem de preferência na alocação de recursos no IDFG (menos relevantes nas preferências alocativas dos gestores públicos municipais avaliados) foram: comércio e serviços; transporte; direitos da cidadania; indústria; agricultura e ciência e tecnologia. No Índice de Desempenho de Funções Sociais (IDFS), os municípios de Santos (SP) e São Bernardo do Campo (SP) ficaram nas primeiras posições (melhores desempenhos nas 9 funções de governo consideradas como sociais) e nas últimas posições (menos eficientes) ficaram os municípios de Feira de Santana (BA), Carapicuíba (SP), Aparecida de Goiânia (GO), São Gonçalo (RJ) e Belém (PA). No IDFS, as funções de menor ordem de preferência (menos relevantes) foram: gestão ambiental; urbanismo; direitos da cidadania e habitação. Conclui-se que o melhor desempenho está relacionado com a aplicação diversificada de recursos nas funções de governo e que não existe correlação entre o maior gasto na execução da despesa por funções de governo com o melhor desempenho. O desempenho relativo depende de muitos fatores e a alocação de recursos financeiros em funções de governo corresponde a um desses fatores. A avaliação de desempenho de gestores públicos municipais brasileiros na execução orçamentária da despesa por funções de governo, com base em métrica de avaliação de gestão por índices, representa um instrumento objetivo de avaliar a eficiência alocativa entre os recursos gerais da sociedade e a forma como foram aplicados. Nesse sentido, com base na pesquisa, pode-se afirmar que do ponto de vista social, os resultados podem ser utilizados como forma de reduzir as assimetrias de informação para ampliar as possibilidades do conhecimento dos cidadãos para poderem exercer um dos seus direitos: o controle social. Como principal contribuição, tem-se a elaboração de instrumentos de avaliação de desempenhos de gestores públicos por índices para medir inputs, que podem ser adaptados para medir outputs e outcomes em políticas públicas, operacionalizadas por funções de governo nas diversas áreas de intervenção.
-
Mostrar Abstract
-
The overall objective of this research is to assess the performance of municipal public managers with metrics of index-based management evaluation, based on the allocation of financial resources by means of the budgetary execution of the expenditure in government functions, according to the classification of the Ministry of Planning, Budget and Management (MPOG). The research was developed with the aid of the Agency Theory (information asymmetry), of the Public Choice Theory (behavior of public spending during elections and positive analysis), of Stakeholder Theory (interested parties and performance measurement), and of the Measurement Theory (quantitative metrics in the evaluation of performance), and the method used was the empirical-analytical one. The time aspect for the analysis of the data encompassed the period of thirteen financial exercises (from 2002 to 2014), with the criterion of evaluation of the allocative efficiency. The results revealed, based on the performance measured by the Index of Performance of Government Functions (IDFG), that the municipalities of São Bernardo do Campo (SP), Rio de Janeiro (RJ) and Santos (SP) stood out with the best performances (more efficient) amongst the municipalities that were evaluated (comparative evaluation of the allocative preferences of the financial resources in the 19 government functions under the responsibility of municipal public managers to fulfill the needs of the population) and in the last positions (less efficient) were the municipalities of São Gonçalo (RJ), Aparecida de Goiânia (GO), Montes Claros (MG) and Feira de Santana. The functions of lower order of preference in the allocation of resources in the IDFG (less relevant in the allocative preferences of the municipal public managers that were evaluated) were: commerce and services; transportation; citizenship rights; industry; agriculture and science and technology. In the Index of Performance of Social Functions (IDFS), the municipalities of Santos (SP) and São Bernardo do Campo (SP) were in the first positions (best performances in the 9 government functions that were considered as social functions) and in the last positions (less efficient) were the municipalities of Feira de Santana (BA), Carapicuíba (SP), Aparecida de Goiânia (GO), São Gonçalo (RJ) and Belém (PA). In the IDFS, the functions of lower order of preference (less relevant) were: environmental management; urban planning; citizenship rights and housing. One may conclude that the best performance is related to the diversified application of resources in the government functions and that there is no correlation between a higher spending in the execution of the expenditure per government functions and the best performance. The relative performance depends upon many factors and the allocation of financial resources in government functions corresponds to one of these factors. The performance evaluation of Brazilian municipal public managers in the budgetary execution of the expenditure per government functions, based on metrics of index-based management evaluation, represents an objective tool for assessing the allocative efficiency amongst the overall resources of society and the way they were used. Therefore, based on the research, one may state that from the social point-of-view, the results may be used as a means of reducing the information asymmetries in order to expand the possibilities of knowledge for the citizens, so that they may exercise one of their rights: the social control. As the main contribution, one may mention the development of tools for evaluating the performances of public managers by means of indexes to measure inputs, which may be adapted to measure outputs and outcomes in public policies, operationalized by government functions in the different areas of intervention.
|
|