O Programa de Pós-Graduação em Metodologias de Ensino e Processos de Aprendizagem (PROMENAP), consiste em um curso de Mestrado de natureza Acadêmica, que tem como público-alvo os egressos dos diversos cursos de licenciatura e os professores que já atuam nas redes de ensino. O objetivo central é o de capacitar professores para o exercício profissional nos múltiplos espaços da educação básica, a partir da pesquisa em Ensino como um campo acadêmico-científico de aplicação no ambiente escolar, com foco no contexto da escola pública.
Para essa finalidade, delimita, como perfil para o egresso, um profissional que desenvolva habilidades relacionadas à práxis educativa no sentido de executar ações no ambiente escolar que promovam o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem, compreendendo que o exercício da docência busca intervir na escola, avaliando e utilizando novas alternativas educacionais, identificando o contexto da realidade escolar e dos fatores específicos do processo de ensino e aprendizagem.
Do ponto de vista organizacional, o curso será ofertado de maneira anual, na modalidade presencial. A previsão inicial é a oferta de doze vagas, distribuídas de maneira equitativa entre as duas linhas. Apesar das suas especificidades, essas duas linhas se relacionam à área de concentração métodos e técnicas do ensino, que se correlaciona com a área de avaliação do Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, isto é, área 46 da CAPES.
As linhas se caracterizam como domínios ou núcleos temáticos que desenvolvem trabalhos de pesquisa com núcleos comuns de interesse, motivação e metodologias. Essas linhas foram estabelecidas tendo em vista a natureza das licenciaturas existentes na região do seridó e suas adjacências, além das demandas educacionais da região. Assim, as linhas possuem a seguinte caracterização:
Linha 1: Alfabetização científica, sociedade e tecnologias no ensino, cujo objeto central diz respeito às demandas da sociedade tecnológica e as habilidades e competências relativas ao ensino das ciências, matemática e suas tecnologias.
Linha 2: Linguagens, inclusão e diversidade, cujo objeto se estrutura em torno dos itinerários de pesquisa do ensino em relação ao contexto dos sujeitos e as atuais demandas de democratização dos espaços, universalização e aspectos multiculturais
Teléfono: (84) 99193-6053
Teléfono 2: No contiene información todavía
Correo electrónico: ppgenap@ceres.ufrn.br
Teléfono: No contiene información todavía
Teléfono 2: No contiene información todavía
Correo electrónico: No contiene información todavía