• O sistema será reiniciado às 12:00 para fins de atualização de funcionalidades. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 1 minuto o sistema estará de volta.

rafahel jean parintins lima

FELCS - FACULDADE DE ENGENHARIA, LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS DO SERIDÓ - FELCS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Sou professor de Linguística da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Caboco amazônida, negro e descendente dos indígenas Cauaíbes. Doutor e Mestre em Linguística pelo IEL-UNICAMP (Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas). Licenciado em Letras-Língua Portuguesa pela UFPA (Universidade Federal do Pará), campus de Santarém. Líder do grupo de pesquisa LUS (Linguagem, Uso e Sociedade). Membro do grupo de pesquisa COGITES (Cognição, Interação e Significação), liderado pela Dra. Edwiges Maria Morato (IEL-UNICAMP, http://cogites.iel.unicamp.br/). Vice-líder do Grupo de Pesquisa ESCOT (Estudos Sociocognitivos do Texto), liderado pelo Dr. Erik Martins (UFRN). Tenho trabalhado em interfaces entre Ensino de Língua, Linguística Textual, Linguística Cognitiva e/ou Sociolinguística, em uma abordagem sociocognitivista-interacionista. Tenho investigado as relações entre formas e processos linguístico-textuais (principalmente construções referenciais), construtos sociocognitivos (principalmente frames e metáforas) e processos sociais, principalmente os ligados às relações raciais, em textos do português brasileiro. Atualmente, coordeno os projetos de pesquisa (a) Texto e multimodalidade: análise de postagens no Instagram sobre o assassinato do cidadão estadunidense negro George Floyd e (b) O enunciado performativo segundo J. L. Austin e o papel da linguagem nas relações sociais (PROPESQ-UFRN). Fui coordenador do núcleo 01 de Língua Portuguesa do Programa Residência Pedagógica (CAPES) na FELCS-UFRN (2023-2024). Atualmente, sou coordenador do projeto de extensão Grupo de Discussão sobre Linguagem, Raça e Cognição - Módulo 01: Práticas Antirracistas (2024; PROEX-UFRN). No doutorado, na subárea de Linguística Textual, em uma interface com a Linguística Cognitiva, pesquisei sobre a mobilização de frames de racismo em artigos de opinião sobre a hashtag #SomosTodosMacacos. No mestrado, na subárea de Sociolinguística, em uma abordagem sociocognitivo-interacionista, pesquisei sobre o papel de (re)categorizações e mobilizações de frames na indicação de perspectivas sociais em entrevistas com participantes do Centro de Convivência de Afásicos (CCA-IEL-UNICAMP).
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutorado em Linguística (IEL-UNICAMP)
Mestrado em Linguística (IEL-UNICAMP)
Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (UFPA, campus de Santarém)
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Linguística Textual, Linguística Cognitiva, Sociolinguística Interacionista, Ensino de Língua, Linguagem e Raça, Linguagem, Sexualidade e Gênero.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7676055251109350

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
não informado
Sala
não informado
Telefone/Ramal
não informado
Endereço eletrônico
rafahelparintins@gmail.com

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.13.5