FIS - DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL
Perfil Pessoal
Descrição pessoal
Ph.D na Univ. Paul Sabatier, França em Astrofísica e Técnicas Espaciais. É atualmente professor associado da UFRN (Dep. De Física) e bolsista de produtividade em Pesquisa, PQ 1C do CNPq. Professor convidado da Université d'Orsay, Université de Grenoble e Université de Toulouse. Atua como pesquisador associado no Smithsonian Center for Astrophysics, CfA da Universidade de Harvard, onde atualmente continua como pesquisador associado. Tem experiência na área de Astronomia & Astrofísica, com ênfase no estudo de estrelas do tipo solar e seus sistemas planetários e habitabilidade. Líder da base de pesquisa GCB074-90 em Astrofísica & Cosmologia da UFRN, é também responsável pelo Grupo de Estudos em Astrofísica, Estrutura e Evolução Estelar e Exoplanetas da UFRN. Em 2013 descobriu a primeira estrela gêmea solar com observações espaciais (satélite CoRoT) e atualmente tem dezenas de artigos sobre descoberta de exoplanetas.
Publicou dezenas de artigos em revistas de grande impacto científico e com menção em grandes jornais e revistas de circulação mundial (Wasghiton post, Los Angeles Times, O Globo, Folha de São Paulo). Em 2014 recebeu a medalha Câmara Cascudo de Mérito Cultural e Científico por destaque dos resultados e internacionalização do conhecimento produzido no nosso estado no campo da Astronomia & Astrofísica.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Graduação em Fisica Bacharelado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN (1994). Mestrado na UFRN (1996) e doutorado em Astrofísica e Tec. Espaciais na Université de Toulouse III (Paul Sabatier), França, (1999). Pós doutorando (2000 á 2005). Pesquisador visitante do HarvardSmithsonian Center for Astrophysics (CfA) 2013 - 2015.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Astronomia, Astrofísica, Magnetismo estelar, Atividade, Rotação, Idade e bundância de estrelas do tipo solar. Sistemas planetários, Habitabilidade. Telescópios em terra (NARVAL, ESPaDOnS, SPIRou) e satélites científicos (CoRoT, Kepler, TESS, PLATO)