marcio sales santiago

FELCS - FACULDADE DE ENGENHARIA, LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS DO SERIDÓ - FELCS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Professor Adjunto de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lotado na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS). Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFRN. Assessor Acadêmico da FELCS.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Licenciado em Letras (Língua Portuguesa/Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Linguística Aplicada (com ênfase em Terminologia) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Doutor em Letras/Estudos da Linguagem (com ênfase em Gramática, Semântica e Léxico) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Convidado pelo Grupo de Pesquisa IULATERM, realizou estágio Pós-Doutoral em Terminologia no Institut Universitari de Lingüística Aplicada (IULA) da Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona. Foi pesquisador do CNPq/FUNCAP - modalidade Desenvolvimento Científico Regional - no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também realizou Pós-Doutorado em Linguística Aplicada. É docente orientador do núcleo de Língua Portuguesa do Programa Residência Pedagógica na UFRN/FELCS. Foi chefe do Departamento de Letras do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) por dois mandatos consecutivos. Foi coordenador do núcleo de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFRN/CERES-Campus Currais Novos. Já atuou como professor convidado nos seguintes Programas de Pós-Graduação stricto sensu: em Letras, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN); em Linguística, da UFC; em Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); em Letras, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É fundador e líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Lexicais - LABLEX (UFRN). Como pesquisador, integra os grupos de pesquisa: Práticas Linguísticas Diferenciadas (UFRN), TermiLex (UNISINOS) e Digital (UFC). Atuou como gerenciador do projeto Implementação da base de dados do Banco de Dados da Língua Geral (Instituto de Letras-UFRGS). Foi vice-presidente da Rede Ibero-americana de Terminologia (RITerm) no biênio 2012-2014. Foi avaliador técnico do Programa Nacional do Livro Didático - Dicionários (PNLD 2012), do Ministério da Educação (MEC).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Tem experiência e interesse nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Terminografia, Teoria e Análise Linguística, Ensino de Língua Portuguesa e Tradução.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2418222799578952

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó
Rua Manoel Lopes Filho, 138, 59380000 - Currais Novos, RN - Brasil
Sala
Gabinete 8
Telefone/Ramal
34052836
Endereço eletrônico
marcio.santiago@ufrn.br