frederico arantes nable

EM - ESCOLA DE MÚSICA

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Frederico Arantes Nable iniciou seus estudos no violoncelo em 2006, na Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte - MG, posteriormente estudando com Abel Moraes, Alceu Reis e Fabio Presgrave. Em 2011 concluiu a Licenciatura com Habilitação em Instrumento pela Universidade Federal de São João Del-Rei (onde obteve nota máxima em violoncelo) e em 2015 o mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tornando-se em 2016 professor efetivo da mesma instituição. Já participou de master-classes com instrumentistas de renome nacional e internacional em vários festivais do país, como: Marcio Carneiro (Suíça/Brasil), Antonio Meneses (Suíça/Brasil), Mark Kosower (EUA), Ole Akahoshi (EUA), Kim Bak Dinitzen (Dinamarca), Henrik Brendstrup (Dinamarca), Alexander Hulshöff (Alemanha), Anna Gorelova (Rússia), Dennis Parker (EUA), Dmitry Kouzov (EUA/Rússia), Helga Winold (EUA), Richard Young (EUA), Viktor Uzur (Rússia/EUA), Carmelo de Los Santos (EUA/Brasil), Matias de Oliveira Pinto (Alemanha/Brasil), Hugo Pilger (Brasil), Raïff Dantas (Brasil) e Antônio Lauro Del-Claro (Brasil), entre outros. Foi ganhador de diversos concursos para recital solo em Belo Horizonte e São João del Rei. Desenvolve intensa atividade como professor de violoncelo desde o início de sua formação, tendo atuado no projeto de extensão Vivências Musicais da UFSJ, no Espaço Cultural Integrar e na Fábrica de Artes em Belo Horizonte e na Orquestra de Cordas de Sarzedo (2012 a 2015). Atualmente leciona na graduação, curso técnico e cursos de extensão da UFRN. Tem atuado como recitalista e músico de câmara, tendo integrado os Quartetos de Cordas Tzigane e Villa Rica e o trio Maurício Caranguejo, além de duo com o pianista Ricardo Castelo Branco nos anos de 2010 e 2011, com apresentações regulares em São João Del Rei, Ouro Branco e Belo Horizonte. Atualmente possui um duo com o pianista Eli Cavalcante e é um dos coordenadores do grupo UFRN Cellos, do qual já fez parte em 2014 e 2015. Já realizou estreias mundiais de peças dos compositores Danilo Guanais, Sílvio Ferraz e Beetholven Cunha. Como músico de orquestra já foi integrante da Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra de Câmara da Fundação de Educação Artística e da Orquestra Jovem do Palácio das Artes, além da Orquestra da UFSJ e a Camerata da UFSJ (da qual foi chefe de naipe) tendo atuado sob a batuta de renomados regentes, como Catherine Larsen-Maguire (EUA-Berlim), Osvaldo Ferreira (Portugal), Ernani Aguiar, Charles Roussin e Marcelo Ramos.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Licenciatura em música com habilitação em violoncelo pela Universidade Federal de São João del Rei.
Mestrado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Professor de violoncelo do projeto de extensão Vivências Musicais da UFSJ (2010 a 2011); Espaço Cultural Integrar e Fábrica de Artes (2011 e 2012); Orquestra de Cordas de Sarzedo (2012 a 2015).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Violoncelo; Performance; Didática de instrumentos de corda; Cognição e aprendizado; "Late beginners".
Currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8752807E3

Formação Acadêmica

- MESTRADO
Mestrado
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- GRADUAÇÃO
Licenciatura
Universidade Federal de São João Del Rei

Contatos

Endereço profissional
Av. Passeio dos Girassóis, 300 - Capim Macio, Natal - RN, 59078-970
Sala
14
Telefone/Ramal
não informado
Endereço eletrônico
frederico.nable@gmail.com

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v3.34.4.a