Zenewton é fruto do amor de ZENEide; da união da Vida dela e da Vida de TONinho um nome cheio de significado, onde o "W" representa dois "V" de vida. Potiguar, nasceu em 1981 na Maternidade Escola Januário Cicco, da UFRN, e hoje, na mesma instituição onde nasceu, trabalha como professor e pesquisador dedicado à saúde coletiva.
Seu maior refúgio é a família que construiu com Simone, "a Rainha do Líbano", e suas filhas, Beatriz, "aquela que faz os outros felizes", e Laura, "a vitoriosa". Apesar de trabalhar com ciência, acredita que nem tudo é observável, pois foi educado a crer em Deus, que tem moldado seus valores mais profundos.
Nos momentos livres, gosta de praticar esportes como futevôlei, ouvir música e aproveitar uma prainha, sempre buscando o equilíbrio entre carreira, família e as coisas que realmente importam.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutor e mestre pela Facultad de Medicina da Universidad de Murcia, na Espanha, e fisioterapeuta pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Sua trajetória acadêmica começou após a educação básica no Colégio Executivo e o ensino fundamental e médio no Geo Studio. Em 1998, aos 17 anos, retornou à UFRN para cursar Fisioterapia, motivado por sua paixão pelo futebol e o desejo de cuidar de craques como Ronaldo Fenômeno. Durante a graduação, o encantamento pela pesquisa científica o levou a seguir para a pós-graduação na Espanha, inspirado por professores como Túlio Souza e Ricardo Guerra.
Na Facultad de Medicina da Universidad de Murcia, durante o mestrado e doutorado, aprofundou-se em saúde pública, epidemiologia e na busca por melhorias na qualidade dos serviços de saúde, sob a orientação de Antónia Gómez, Francesc Medina e Pedro Saturno este último, seu mentor e inspiração contínua.
Em 2011, retornou à UFRN como professor efetivo do Departamento de Saúde Coletiva, onde ajudou a idealizar e coordenar a criação do Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (PPgQualiSaúde), em colaboração com a Universidad de Murcia e o Instituto Nacional de Salud Pública do México.
Desde 2011, tem atuado como assessor e consultor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com contribuições significativas no campo da segurança do paciente. Atualmente, é membro titular da Comissão de Apoio às Ações de Vigilância Sanitária para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (COVISS), com mandato de 2024 a 2027.
De 2023 a 2024, realizou um período de professor visitante sênior na Harvard T.H. Chan School of Public Health, nos Estados Unidos, em um estágio de pós-doutoral. Desde 2024, está vinculado como Associate Faculty do Ariadne Labs, contribuindo com iniciativas voltadas à qualidade dos sistemas de saúde e saúde global.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Com grande interesse na melhoria da qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS), Zenewton dedica-se ao ensino e pesquisa em planejamento e avaliação de sistemas de saúde, com ênfase na gestão da qualidade, segurança e desempenho. Atua como professor nos cursos de Saúde Coletiva e Medicina, além de integrar o corpo docente permanente do Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (PPgQualiSaúde) e dos programas de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva (PPGSCol).
Sua pesquisa utiliza métodos mistos para desenvolver e validar instrumentos, implementar evidências científicas na prática e explorar estratégias regulatórias que potencializem o impacto da vigilância e da assistência à saúde. Coordena o grupo de pesquisa Qualidade em Serviços de Saúde - QualiSaúde (CNPq/UFRN), que mantém colaborações internacionais com a Universidad de Murcia, o Instituto Nacional de Salud Pública do México e o Ariadne Labs.
Reconhecido com a bolsa de produtividade 1D do CNPq, Zenewton tem contribuído significativamente para o avanço da saúde coletiva no Brasil, tanto na pesquisa quanto na formação de novos profissionais. Ele é movido pela paixão de ensinar e pesquisar, pois acredita profundamente no impacto social de seu trabalho para transformar os sistemas de saúde e melhorar vidas.