valentin obac roda

ELE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRN. Possui larga experiência em Engenharia Elétrônica, com ênfase no desenvolvimento de circuitos eletrônicos e aplicações tanto analógicos, digitais como utilizando microprocessadores, atuando em temas reais e práticos: visão computacional rápida; processamento de imagens com implementação em "hardware"; arquiteturas não convencionais de computadores; instrumentação eletrônica virtual e microprocessada; desenvolvimento de instrumentação para monitoração do meio ambiente; veículos aquáticos autônomos; aplicações de lógica programável (CPLDs e FPGas), microcontroladores e processadores digitais de sinais.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Graduou-se Engenheiro Elétricista pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP em 1973

De 1974 a 1976 trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, em São Paulo, criando um laboratório e desenvolvendo instrumentação eletrônica para engenharia civil nas áreas de acústica e conforto térmico.

Em 1976 ingressou no Instituto de Física de São Carlos da USP como Engenheiro, tendo no mesmo ano passado a professor, neste Instituto coordenou as oficinas de infraestrutura em eletrônica por mais de 15 anos.

Concluiu o mestrado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1978 tendo desenvolvido um sistema dedicado para aquisição de dados e o doutorado em Engenharia Eletrônica no University College London/Universidade de Londres em 1983 com um trabalho de tolerância a falhas em sistemas de computação.

Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em San Diego em 1993 também na área de tolerância a falhas.

Em 1999 transferiu-se para o Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos também da USP onde trabalhou até agosto de 2010 como professor associado.

Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Arquiteturas dedicadas de computadores.
Objetivos: Pesquisa e desenvolvimento em arquiteturas não convencionais de computadores utilizando hardware dedicado e programação genética com aplicações em processamento de sinais, vídeo e sistemas tolerantes a falhas.

Instrumentação eletrônica virtual e microprocessada.
Objetivos: Pesquisa e desenvolvimento de instrumentaçaõ eletrônica utilizando processamento analógico e digital (incluindo microprocessadores e Processadores Digitais de Sinais) com aplicações para monitoramento do meio ambiente. Interfaceamento em hardware de instrumentos a microcomputadores e desenvolvimento de instrumentos virtuais.

Aplicações de lógica programável.
Objetivos: Aplicações de dispositivos de lógica programável de média e alta densidade em processamento de sinais, vídeo e robótica.
Currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783949U7

Formação Acadêmica

- GRADUAÇÃO

Universidade de São Paulo
- MESTRADO

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
- DOUTORADO

University College of London
- PÓS-DOUTORADO

Universidade da California San Diego

Contatos

Endereço profissional
UFRN-CT-DEE - Departamento de Engenharia Eletrica
Campus Universitario - Lagoa Nova
CEP 59072-970 - Natal / RN / Brasil
Sala
62 - CT
Telefone/Ramal
3713
Endereço eletrônico
valentin@ct.ufrn.br

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v3.29.26