Professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRN. Possui larga experiência em Engenharia Elétrônica, com ênfase no desenvolvimento de circuitos eletrônicos e aplicações tanto analógicos, digitais como utilizando microprocessadores, atuando em temas reais e práticos: visão computacional rápida; processamento de imagens com implementação em "hardware"; arquiteturas não convencionais de computadores; instrumentação eletrônica virtual e microprocessada; desenvolvimento de instrumentação para monitoração do meio ambiente; veículos aquáticos autônomos; aplicações de lógica programável (CPLDs e FPGas), microcontroladores e processadores digitais de sinais.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Graduou-se Engenheiro Elétricista pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP em 1973
De 1974 a 1976 trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, em São Paulo, criando um laboratório e desenvolvendo instrumentação eletrônica para engenharia civil nas áreas de acústica e conforto térmico.
Em 1976 ingressou no Instituto de Física de São Carlos da USP como Engenheiro, tendo no mesmo ano passado a professor, neste Instituto coordenou as oficinas de infraestrutura em eletrônica por mais de 15 anos.
Concluiu o mestrado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1978 tendo desenvolvido um sistema dedicado para aquisição de dados e o doutorado em Engenharia Eletrônica no University College London/Universidade de Londres em 1983 com um trabalho de tolerância a falhas em sistemas de computação.
Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em San Diego em 1993 também na área de tolerância a falhas.
Em 1999 transferiu-se para o Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos também da USP onde trabalhou até agosto de 2010 como professor associado.
Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Arquiteturas dedicadas de computadores. Objetivos: Pesquisa e desenvolvimento em arquiteturas não convencionais de computadores utilizando hardware dedicado e programação genética com aplicações em processamento de sinais, vídeo e sistemas tolerantes a falhas.
Instrumentação eletrônica virtual e microprocessada. Objetivos: Pesquisa e desenvolvimento de instrumentaçaõ eletrônica utilizando processamento analógico e digital (incluindo microprocessadores e Processadores Digitais de Sinais) com aplicações para monitoramento do meio ambiente. Interfaceamento em hardware de instrumentos a microcomputadores e desenvolvimento de instrumentos virtuais.
Aplicações de lógica programável. Objetivos: Aplicações de dispositivos de lógica programável de média e alta densidade em processamento de sinais, vídeo e robótica.