• O sistema será reiniciado às 17:35 para fins de atualização de funcionalidades. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 1 minuto o sistema estará de volta.

iuri goulart baseia

BEZ - DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA E ZOOLOGIA

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de produtividade CNPq nível IC. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização de sua produção científica são: botânica criptogamica, fungos, taxonomia, gasteromycetes, semiárido, amazônia, mata atlântica, cerrado. Atua nos seguintes Programas de Pós-graduação: Sistemática e Evolução (UFRN - Mestrado e Doutorado, Conceito 4 CAPES - Permanente) e Biologia de Fungos (UFPE - Mestrado e Doutorado, Conceito 4 CAPES - Colaborador).
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutor em Botânica pela Universidade de São Paulo - USP (1998-2002). Durante o doutorado, desenvolveu seus estudos na Seção de Micologia e Liquenologia do Instituto de Botânica de São Paulo (IBt). Posteriormente, atuou como pesquisador DCR/CNPq no Departamento de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco (2002-2005). Possui Mestrado em Botânica Criptogâmica pela Universidade Federal de Pernambuco (1996-1998) e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1993-1995). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFPB (1993-1995).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
1. Taxonomia de Fungos
Objetivos: 1. Conhecer a diversidade de espécies de macrofungos com enfoque para os fungos gasteroides. 2. Formação de recursos humanos.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Criptogâmica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Micologia.
Setores de atividade: Outro; Silvicultura, exploração florestal e serviços relacionados.
Palavras-chave: Agaricomycetidae; Biodiversidade; Gasteromycetes; Taxonomia; Neotrópicos.

2. Ecologia de Fungos
Objetivos: 1. Investigar aspectos ecológicos de macrofungos (especialmente gasteromicetos) em ecossistemas tropicais, sobretudo, a influência dos substratos sobre a diversidade e abundância das espécies; estratégias de dispersão utilizando artrópodes terrestres como vetores; associações simbióticas com raízes de plantas nativas (ectomicorrízas). 2. Formação de recursos humanos..
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Criptogâmica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Fungos.
Setores de atividade: Outro; Silvicultura, exploração florestal e serviços relacionados; Agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal.
Palavras-chave: Ectomicorrízas; Caatinga; Cerrado; Dispersão de esporos; Mata Atlântica; Neotrópicos.


Currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4790314T7

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
iuri.baseia@ufrn.br
Sala
não informado
Telefone/Ramal
32153682
Endereço eletrônico
não informado