Aleksandar Boskovik é membro do RAI (Royal Anthropological Institute). Anteriormente lecionou na Universidade Jaguelônica (Polónia), Universidade de Belgrado; Faculdade de Ciências Aplicadas da UDG (Montenegro), Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Liubliana (Eslovénia); Universidade de Brasília (Brasil); Universidade de Rhodes em Grahamstown (África do Sul); Universidade de Witwatersrand (Joanesburgo, África do Sul); e Universidade de St. Andrews (Escócia, Reino Unido). Entre 2013 e 2018, Boković foi Vice-Presidente da Comissão de Antropologia Teórica (COTA) da IUAES e membro do Conselho de Comissões. Nos últimos dez anos, recebeu bolsas do Institut d'Études Avancées do Collegium de Lyon (França), da Universidade de Aberdeen (Escócia, Reino Unido), bem como do DAAD e do Instituto Max Planck de Antropologia Social ( Alemanha).
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Pós-doutorado em antropologia, University of the Witwatersrand (Joanesburgo, África do Sul), 2001-2003; Doutorado em antropologia social, University of St Andrews (Escócia, Reino Unido), 1996; Mestrado em antropologia, Tulane University (Nova Orleans, Luisiana, EUA), 1993; Licenciatura (Diploma) em filosofia, Universidade de Belgrado (Iugoslavia), 1990.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Racionalidade, história e teoria da antropologia, psicanálise, mito e religião, semiótica, etnicidade e nacionalismo, e gênero. Desde 2022, Boković é coeditor do Anthropological Journal of European Cultures (AJEC). É cofundador da Rede de História da Antropologia da EASA e foi Editor da Série de Livros da EASA (2016-2020). É membro do Conselho de Administração da Associação Internacional de Mitologia Comparada (IACM).