alexandre santos pimenta

TAD - ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
LINHAS DE TRABALHO: Energia da biomassa florestal. Projeto e automação de fornos e queimadores de fumaça de carbonização. Cogeração de eletricidade em plantas de carbonização. Recuperação de subprodutos líquidos da carbonização. Uso de extrato pirolenhoso em aplicações agrícolas, na área veterinária e de produção animal (promotor de crescimento). Adesivos à base de alcatrão vegetal para colagem de compensados e chapas de partículas. Carvão vegetal como condicionador de solos agrícolas e florestais. Substratos para tratamento de águas a partir de carvão vegetal oxidado com peróxido de hidrogênio e ácido nítrico.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Pós-doutorado na área de Tecnologia de Produtos Florestais no Centro de Investigación y Desarollo do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CID/CSIC) em Barcelona, Espanha.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Experiência na Pesquisa & Desenvolvimento em Tecnologia e Química de Produtos Florestais, com ênfase em Energia de Biomassa Florestal, atuando nos seguintes temas: - Produção de carvão vegetal e subprodutos (alcatrão e pirolenhoso); - Aproveitamento de resíduos agrícolas e florestais (palhas, resíduos de serraria, restos de colheita, finos de carvão vegetal); - Briquetagem de finos de carvão e de resíduos agroflorestais; - Implantação de unidades de produção de carvão vegetal com fornos convencionais, fornos retangulares e cilindros metálicos verticais; - Gestão da poluição atmosférica e controle de emissões na produção de carvão vegetal e na combustão de lenha, briquetes e resíduos; - Controle de qualidade de lenha e carvão vegetal; - Análise de produtos florestais por reflectância de superfície na região do visível e do infravermelho; - Produção e caracterização de ácidos húmicos produzidos a partir de carvão vegetal de diferentes matérias primas lignocelulósicas; - Secagem de madeira com ar quente e microondas.
Currículo Lattes:
https://wwws.cnpq.br/curriculoweb/pkg_menu.menu?f_cod=31466BBF5802826783972CDF99DCAAF4

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Engenharia Florestal, Unidade de Ciências Agrárias - Escola Agrícola de Jundiaí, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Distrito de Jundiaí, Macaíba-RN.
Sala
29
Telefone/Ramal
84 99418 0909
Endereço eletrônico
alexandre_spimenta@hotmail.com

SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa21-producao.info.ufrn.br.sigaa21-producao v4.0.1