DIMAP/CCET

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Wifi-DIMAp

Rede Wireless

Para utilizar a rede sem fio no DIMAp, em vez de utilizar o método convencional de senha compartilhada, cada usuário será autenticado utilizando seu login e senha cadastrados no departamento (o mesmo que serve para acessar o e-mail, os arquivos etc.). Hoje, há 3 redes sem fio disponíveis para cada segmento do DIMAp mais uma para o público externo:

Rede 'DIMAp-Corporativa': Utilizada pelos professores e demais funcionários;
Rede 'DIMAp-Pos': Utilizada pelos alunos da pós-graduação;
Rede 'DIMAp-Graduacao': Utilizada pelos alunos da graduação;
Rede 'DIMAp-Visitante': Utilizada pelos visitantes do departamento.

Na primeira conexão, basta apenas indicar que a autenticação será feita através dos protocolos TTLS e PAP.  

A maioria dos sistemas operacionais atuais de computadores e dispositivos móveis atuais (Windows 8, Windows 10, Linux, MacOS, Android etc.) estão aptos a conectar e utilizar a rede wi-fi do DIMAp nativamente. No entanto, da versão 7 do Windows para trás, o sistema não possui suporte nativo para tal tecnologia, sendo necessário programas de terceiros para utilizá-la. Geralmente, os softwares de gerenciamento dos fabricantes de placa de rede sem fio já trazem tal suporte, mas caso não tenham, podem baixar o plugin mais abaixo.

Caso tenham dúvida sobre como configurar a rede wi-fi com tal método de autenticação, deixamos, a seguir, tutoriais para os principais sistemas operacionais.

  • Windows: A partir do Windows 8, basta clicar na rede sem fio e entrar diretamente com o usuário e senha do DIMAp. No caso do Windows 7 e anteriores, seguir o tutorial -> http://www.dimap.ufrn.br/downloads/TutorialMacOS.pdf
  • Linux, Android e derivados: Em qualquer distribuição Linux, basta selecionar as opções TTLS e PAP,  deixar desmarcada a parte de certificado CA e entrar com o usuário e senha do DIMAp.
  • MacOS, iPhone, iPad e derivados: Basta baixar o arquivo *.mobileconfig da respectiva rede, abri-lo e inserir usuário e senha do DIMAp no assistente que abrir.

Arquivos Importantes:



Quaisquer outras dúvidas, podem procurar o setor de TI do departamento.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.12.18