Rede Wireless
Para utilizar a rede sem fio no DIMAp, em vez de utilizar o método convencional de senha compartilhada, cada usuário será autenticado utilizando seu login e senha cadastrados no departamento (o mesmo que serve para acessar o e-mail, os arquivos etc.). Hoje, há 3 redes sem fio disponíveis para cada segmento do DIMAp mais uma para o público externo:
Rede 'DIMAp-Corporativa': Utilizada pelos professores e demais funcionários;
Rede 'DIMAp-Pos': Utilizada pelos alunos da pós-graduação;
Rede 'DIMAp-Graduacao': Utilizada pelos alunos da graduação;
Rede 'DIMAp-Visitante': Utilizada pelos visitantes do departamento.
Na primeira conexão, basta apenas indicar que a autenticação será feita através dos protocolos TTLS e PAP.
A maioria dos sistemas operacionais atuais de computadores e dispositivos móveis atuais (Windows 8, Windows 10, Linux, MacOS, Android etc.) estão aptos a conectar e utilizar a rede wi-fi do DIMAp nativamente. No entanto, da versão 7 do Windows para trás, o sistema não possui suporte nativo para tal tecnologia, sendo necessário programas de terceiros para utilizá-la. Geralmente, os softwares de gerenciamento dos fabricantes de placa de rede sem fio já trazem tal suporte, mas caso não tenham, podem baixar o plugin mais abaixo.
Caso tenham dúvida sobre como configurar a rede wi-fi com tal método de autenticação, deixamos, a seguir, tutoriais para os principais sistemas operacionais.
- Windows: A partir do Windows 8, basta clicar na rede sem fio e entrar diretamente com o usuário e senha do DIMAp. No caso do Windows 7 e anteriores, seguir o tutorial -> http://www.dimap.ufrn.br/downloads/TutorialMacOS.pdf
- Linux, Android e derivados: Em qualquer distribuição Linux, basta selecionar as opções TTLS e PAP, deixar desmarcada a parte de certificado CA e entrar com o usuário e senha do DIMAp.
- MacOS, iPhone, iPad e derivados: Basta baixar o arquivo *.mobileconfig da respectiva rede, abri-lo e inserir usuário e senha do DIMAp no assistente que abrir.
Arquivos Importantes:
Quaisquer outras dúvidas, podem procurar o setor de TI do departamento.