DEPAD/CCSA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

TRT-RN: Gestores participam de curso de Desenvolvimento Gerencial
15/05/2015 00:36

Servidores com cargos de gestão no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) estão participando, durante toda esta semana, de curso de Desenvolvimento Gerencial, na Escola Judicial.

O curso, que atende também aos substitutos dos gestores, tem como objetivo desenvolver competências voltadas para atuação na função gerencial, através do autoconhecimento e conhecimento dos comportamentos individuais e grupais inerentes às organizações.

Ministrado pelos instrutores Gabriel Martins de Araújo Filho e Patrícia Whebber Souza de Oliveira, professores da UFRN, o curso oferece um conteúdo programático voltado para as áreas de Gerência, Liderança, Motivação, Gestão de equipes, Percepção, Comunicação e Estresse Ocupacional.

Na Gerência destacam-se as características e natureza do trabalho gerencial, papeis gerenciais, profecia auto-realizadora, competências gerenciais e estratégias de desenvolvimento de competências gerenciais. A Liderança trata das abordagens de liderança, estilos de liderança e liderança situacional. A Motivação vê a questão da aplicação das teorias motivacionais. A Percepção discute o gerenciamento de impressões e a percepção e características comportamentais da tomada de decisão. Já a Comunicação vai discutir a comunicação assertiva, feedback, comunicação e gestão de conflitos.

A metodologia utilizada pelos instrutores durante o curso prevê a exposição de conteúdo, dinâmicas de grupo, jogos de empresa, estudos de casos, inventários comportamentais e exercícios de grupo.

Para o instrutor Gabriel Martins, o curso é "importante para que os servidores consigam aplicar o papel do gestor com mais eficácia, aplicando técnicas de descentralização de cumprimentos de atividades, gerando um melhor ambiente de trabalho". Já Patrícia Whebber considera o curso importante porque ele ajuda a desenvolver habilidades, atitudes e conhecimentos relativos ao trabalho gerencial.

Na próxima semana, a Escola Judicial vai dar início a mais uma turma de gestores para capacitação em Desenvolvimento Gerencial. No dia 25 de maio, será iniciada a capacitação da terceira turma e, de 15 a 19 de junho, a última turma de gestores e substitutos participará do curso que acontece das 8h às 12h, e das 13h às 17h.

Fonte: Ascom - TRT/21ª Região

Esta noticia foi visualizada 651 vezes desde 12/05/2015.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.12.18