Módulos do curso (disciplinas)

 

Novos modelos de gestão e atuação do psicólogo nas organizações

As transformações no mundo do trabalho e seus impactos nos modelos de gestão. Análise das abordagens ditas tradicionais e das novas tecnologias no âmbito organizacional, bem como o papel do psicólogo no contexto de tais mudanças. Visão panorâmica sobre o campo da POT ontem e hoje.

O psicólogo organizacional e a gestão estratégica de pessoas

Os principais subsistemas organizacionais. Ferramentas e procedimentos para a atuação estratégica do psicólogo. Estratégia, planejamento e gestão. Manejo dos processos, políticas e práticas de gestão de pessoas.

Saúde e bem-estar no trabalho

Conceitos e teorias sobre saúde e bem-estar no trabalho e as formas de diagnóstico e intervenção. Impactos da gestão da saúde no trabalho no mundo de hoje. Implementação de projetos de prevenção/promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores e melhoria das condições de trabalho. Suporte organizacional. Tutorização organizacional e relações com o bem-estar.

Dimensões simbólicas da relação indivíduo-trabalho-organização

A relação do individuo com o trabalho e a organização. Significado do trabalho e formas de mobilização subjetiva (vínculos). Contrato psicológico, identidade, cultura e socialização organizacional.

Saúde, segurança no trabalho e ergonomia

Conhecimentos específicos na área de Higiene, Saúde e Segurança no trabalho. Noções em Ergonomia e legislação nacional. Avaliação e prevenção de acidentes, riscos no trabalho e doenças ocupacionais. Proposição de projetos de promoção da saúde dos trabalhadores.

Metodologia científica aplicada à psicologia organizacional e do trabalho

Princípios básicos de atuação baseada em evidências e em métodos científicos rigorosos e aplicados. Perspectivas metodológicas em POT: modelos tradicionais e emergentes. Integração entre pesquisa e intervenção em contextos organizacionais e de trabalho.

Oficina de orientação

Estética do trabalho técnico-científico. A Pesquisa Científica. Tipologias da pesquisa aplicada aos contextos de trabalho. Recursos metodológicos para a produção do conhecimento, análise de resultados e divulgação de trabalhos científicos.

Desenvolvimento de grupos e equipes de alta performance

Teorias de grupo e equipe. Ferramentas de team building. Gestão de equipes eficientes. Manejo de conflitos interpessoais e intergrupais.

Clínicas do trabalho

As principais abordagens clínicas do trabalho e sua contribuição para a análise e intervenção nas organizações no mundo de hoje, com foco em saúde e desempenho.

Diagnóstico e intervenção psicossocial nas organizações de trabalho: dimensões e ferramentas para mudança organizacional

Principais dimensões de uma organização e ferramentas para diagnosticar e intervir em cada uma delas em função de parâmetros de desempenho e saúde.

Desenvolvimento gerencial

Desenvolvimento de gestores, liderança, coaching e aconselhamento psicológico nas organizações de trabalho com foco em construção de lideranças eficazes.

Estratégias de avaliação no trabalho e nas organizações

Bases, pressupostos e técnicas de avaliação no trabalho aplicados à seleção, avaliação de desempenho, níveis de comprometimento e saúde.

Aprendizagem e desenvolvimento de competências no trabalho

Conceitos de aprendizagem individual nas organizações. Ferramentas de TD&E e intervenção para o desenvolvimento profissional e organizacional, com vistas à alta performance.

Consultoria organizacional em psicologia

Modelos e fundamentos da consultoria em POT. Consultoria interna. Consultoria de processos. O papel do consultor na implementação da estratégia organizacional.

Ciclo de vida, trabalho e organizações: análise e intervenção

Processos de amadurecimento e envelhecimento no trabalho e suas formas de gestão. Aposentadoria e pós-carreira.

Analise de casos em POT

Estudos de casos em contextos de trabalho nas diversas perspectivas teórico-metodológicas que fundamentam a POT.

Seminário de tópicos especiais I (Orientação do Projeto de Intervenção)

Pesquisa e intervenção nos contextos diversos de trabalho. Características, desafios, implementação e avaliação da Pesquisa-Ação. Planejamento e desenvolvimento Programa de Intervenção no trabalho.

Seminário de tópicos especiais ii (orientação do projeto de intervenção)

Desenvolvimento e aplicação de Programa de Intervenção no trabalho.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao