Projeto Pedagógico do Curso

O Bacharel em Química está apto a: realizar estudos, investigações, experiências e análises relacionadas com a composição, as propriedades e as possíveis transformações da substâncias; aplicar leis, princípios e métodos conhecidos para descobrir e criar novos produtos químicos; encontrar novos uso para os produtos existentes e novos métodos de produção e resolver problemas industriais específicos da área. Poderá, também, exercer atividades de direção, assessoramento e consultoria; elaborar orçamentos e executar vistoria e perícia; ensinar e pesquisar em instituições de ensino superior. O Licenciado está apto a ensinar Química Fundamental no ensino fundamental e médio.

Instituições de ensino superior e pesquisa; indústrias alimentícia, têxtil, cerâmica, petrolífera, faramcêutica, dentre outras; laboratórios de análises químicas.

.Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos dos acidentes mais comuns em laboratórios de Química.

. Possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político.

. Identificar os aspectos filosóficos e sociais que definem a realidade educacional

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A UFRN está, desde 1999, comprometida com do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Desde então há uma prática constante de avaliar cursos, departamentos, programas. Este Projeto não poderia estar divorciado desta diretriz institucional.

Um dos principais parâmetros utilizados pela avaliação dos cursos de graduação é a sua taxa de sucesso, onde se observa o numero de alunos que ingressa, em relação ao número que conclui, buscando entender os fatores que interferiram em sua trajetória.

Do ponto de vista do Projeto como um todo, há que se observar, sobretudo, quatro itens: a garantia da infra-estrutura necessária para o desempenho das atividades; a aplicabilidade e eficiência do projeto pedagógico; a adequação dos materiais didáticos elaborados e a atuação das tutorias.

O Projeto deverá ser avaliado ao final de cada ano, tendo-se como parâmetros os itens definidos acima.

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