Projeto Pedagógico do Curso

O egresso do curso de Engenharia Civil da UFRN deverá ter uma formação técnicocientífica e profissional que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias para o exercício de sua prática profissional. Deve ser estimulado para ter um desempenho ético, crítico e criativo, na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Com formação generalista o engenheiro civil deve ser capacitado para atuar nas áreas de Estruturas; Geotecnia e Transportes; Materiais e Processos Construtivos; Recursos Hídricos e Saneamento. Deve ser dotado de capacidade empreendedora para concepção 16 de projetos e soluções técnicas adequadas, duráveis e seguras, buscando sempre soluções otimizadas quanto a custos e proteção do meio ambiente. Além da necessidade de permanente capacitação, considerando que o seu exercício profissional está relacionado com o desenvolvimento tecnológico, e, portanto, exige o conhecimento de novos materiais, novos procedimentos técnicos e atualização quanto à legislação inerente a profissão.

O currículo do curso de Engenharia Civil dará condições a seus egressos para adquirir competências e habilidades para:

. Aplicar percepção espacial, raciocínio lógico e conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais na resolução de problemas de engenharia civil;

.  Projetar e conduzir experimentos em engenharia civil e interpretar seus resultados, avaliando criticamente os resultados numéricos;

.  Desenvolver e aplicar modelos matemáticos e físicos no estudo das questões de engenharia;

. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos na área de engenharia civil;

. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços na área de engenharia civil;

. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas técnicas;

. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

. Atuar em equipes multidisciplinares, desenvolvendo a capacidade de gestão de liderança;

. Avaliar o impacto das atividades da engenharia civil no contexto social e ambiental;

. Avaliar a viabilidade econômica de projetos relacionados a engenharia civil;

. Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;

. Conhecer os principais aspectos jurídicos relacionados às questões constitucionais, trabalhistas e contratuais.

Para a obtenção dos objetivos da proposta pedagógica e buscando-se formação de qualidade do engenheiro civil, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades que se espera desse profissional.

A avaliação do Projeto Pedagógico compreende o acompanhamento e a gestão da execução do projeto. A avaliação será executada a partir das seguintes ações:

1. Criação de uma comissão avaliadora, a ser escolhida no Colegiado do curso, para acompanhar os resultados advindos da execução do Projeto Pedagógico. 

2. Reuniões semestrais entre professores pertencentes as câmaras das disciplinas do curso, para discussão sobre as metodologias e ferramentas que serão utilizadas, de modo a formar um conjunto consistente, além de alterá-las quando necessário.

3. Reuniões entre o Coordenador, o Vice-Coordenador, professores e representantes dos alunos ao final dos semestres para avaliar a eficácia do Projeto Pedagógico e detectar possíveis ajustes que sejam necessários.

4. Revisão geral deste Projeto Pedagógico após 5 (cinco) anos da sua implantação, sem prejuízo de ajustes pontuais que podem ser realizados a qualquer momento pelo Colegiado para correção de imperfeições detectadas.

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