Apresentação

O CURSO

O curso de Bacharelado em Turismo tem como objetivo formar profissionais de nível superior que conheçam, planejem, analisem e estudem o turismo em sua totalidade. Nesse contexto, surge o turismo como um curso de nível superior, que valoriza o pensar turístico e suas possibilidades.

Trata-se de um curso multidisciplinar e interdisciplinar. Multidisciplinar porque contempla conteúdos de diversas áreas do conhecimento, tais como: Administração, Geografia, Lazer, História, Comunicação, Artes, Economia, Contabilidade, Direito, Antropologia e outras como Psicologia, Informática e Estatística. E interdisciplinar porque todas essas áreas estão interligadas com a atividade do Turismo.

A estrutura curricular do curso em Natal prevê um total de 3.049 horas, distribuída em componentes curriculares obrigatórios e optativos, atividades obrigatórias, como monografia e estágio, e atividades complementares.  Para concluir o curso, o aluno deverá apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC) focalizado em uma temática que permita a reflexão crítico-técnico-científica.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO

O Segmento do Turismo vem crescendo consideravelmente no Estado do Rio Grande do Norte e mais profundamente na Grande Natal. As perspectivas futuras são as mais promissoras, haja vista os recursos injetados no setor turístico nos últimos anos com a implantação de hotéis, restaurantes e empreendimentos de lazer. Com isso, o mercado tem necessidade de um profissional capacitado para atuar nesta área e desenvolver a atividade turística no estado.

Ao profissional de turismo, portanto, compete conhecer todos os degraus de complexidade da atividade turística e, como conseqüência, deve estar plenamente habilitado para trabalhar na direção de hotéis, empresas de entretenimento e lazer, órgãos governamentais, agência de viagens, agências de eventos, operadoras de turismo ou empresas similares.

BASE LEGAL

Até o momento, não há regulamentação profissional para o exercício da profissão. Entretanto, recentemente o Senado Federal aprovou, com emendas, o Projeto de Lei 6906/02, reivindicando a regulamentação. 

IMPORTÂNCIA DO TURISMO NO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO

Segundo dados do setor, a indústria do turismo no Brasil é responsável, atualmente, por seis milhões de empregos. A arrecadação de impostos diretos e indiretos decorrente da atividade turística gira em torno de US$ 7 bilhões e, sem dúvida alguma, vem permitindo o desenvolvimento econômico de centenas de municípios brasileiros.

Os negócios de turismo representam 4% do PIB, com influência em 52 segmentos diferentes da economia. Em nível local, é nítida a importância econômica que o turismo assume como gerador de renda, empregos e receita no Estado do RN, e este é o segmento econômico que mais emprega no Rio Grande do Norte, principalmente através de pequenas e médias empresas, sendo a geração de empregos uma das razões que justificam o esforço de captação de novos investimentos.

Coordenação do Programa: MICHEL JAIRO VIEIRA DA SILVA

Telefone/Ramal: (84) 3342-2288/372

E-mail: turismoccsa@gmail.com

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Sociais Aplicadas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 12/07/2017 - 17/07/2017 · Matrícula para o período 2017.2.
  • 24/07/2017 · Início do período letivo 2017.2.
  • 12/07/2017 - 17/07/2017 · Matrícula para o período 2017.2.
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao