Apresentação

 

O Curso de Bacharelado em Serviço Social tem uma duração de 4 anos (8 períodos). É ofertado nos turnos matutino e vespertino. Atualmente, ingressam, semestralmente, 47 alunos (as), através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Também podem ingressar alunos (as) que estão ou estiveram vinculados (as) a cursos de graduação, para reocupação de vagas residuais mediante processo seletivo realizado semestralmente (04 vagas).

A Coordenação do Curso é responsável pela gestão pedagógica do curso, além de desenvolver atividades como o encaminhamento de processos referentes à análise de aproveitamento de estudos, à análise de aproveitamento de carga horária concernente a atividades complementares, à solicitação do regime de exercícios domiciliares. Além disso, encaminha junto à Coordenação de Estágio questões vinculadas ao desenvolvimento do Estágio Supervisionado Curricular (Obrigatório ou não obrigatório).

Nos 6º e 7º períodos do Curso (Estrutura Curricular 03B-2011) ou nos 5º e 6º períodos (Estrutura Curricular 04-2019.2), o (a) estudante realiza o Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório em uma área de atuação do(a) Assistente Social, supervisionado(a) por um(a) Assistente Social – Supervisor(a) de Campo – e um(a) professor(a) – Supervisor(a) Acadêmico(a). Ao final do Curso, o(a) estudante deve apresentar Monografia.

A profissão de Serviço Social é disciplinada pela Lei nº 8.662, de 07/06/1993. O(A) Assistente Social analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos buscando viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas, programas e projetos sociais das áreas da saúde, educação, previdência social, habitação, assistência social, meio ambiente, direitos humanos, cultura, entre outras. Analisa as condições de vida e trabalho da população, desenvolve ações sócio-educativas e orienta pessoas ou grupos sobre como obter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais.

O(A) trabalho do(a) Assistente Social é normatizado por um Código de Ética Profissional, o qual estabele princípios orientadores do agir profissional, tais como a defesa da liberdade, da emancipação humana, dos direitos humanos, da ampliação da cidadania, do aprofundamento da democracia; o empenho na eliminação dos preconceitos e das discriminações; o respeito à diversidade e o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.

Podemos encontrar assistentes sociais trabalhando em ministérios, autarquias, órgãos federais, prefeituras, governos estaduais, empresas privadas, organizações não governamentais, universidades públicas e privadas, institutos técnicos, hospitais, escolas, creches, unidades de saúde, centros de convivência, movimentos sociais em defesa dos direitos das mulheres, da classe trabalhadora, da pessoa idosa, de crianças e adolescentes, de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT's), negros e negras, de indígenas, de pessoas com deficiência, de população em situação de rua, entre outros segmentos.

 

 




 

 

Coordenação do Programa: ILKA DE LIMA SOUZA

Telefone/Ramal: (84) 99193-6466

E-mail: cos@ccsa.ufrn.br

Título do Profissional: Assistente Social Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Sociais Aplicadas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 26/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao