O Curso de Ciências Econômicas, pautado nas Diretrizes Curriculares emanadas da Resolução 04/2007 CNE/CES e nas orientações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem como objetivos:
Em termos gerais, objetiva-se:
Formar profissionais capacitados para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com a economia, tendo em vista a sua atuação profissional e cidadã na sociedade;
Em termos específicos, têm-se como propósitos:
(a) Permitir ao profissional adquirir a capacidade de assimilar, interagir e dominar as informações oriundas da sociedade contemporânea;
(b) Formar profissionais que tenham sólida consciência social, a fim de que o mesmo esteja capacitado para enfrentar as situações político-econômicas e sociais, a partir de uma ação política consciente;
(c) Dotar o profissional com conhecimento que lhe permita atuar visando ao desenvolvimento da realidade local, sem uma perspectiva compartimentada ou
localista acerca desta realidade;
(d) Criar um ambiente acadêmico comprometido com a formulação de propostas que estejam enredadas com a justiça social, a emancipação social e o fortalecimento da cidadania.
O Curso de Ciências Econômicas deve formar um bacharel que, ao interagir com o processo de ensino-aprendizagem, tenha uma sólida e consistente formação geral; um domínio técnico que lhe permita avaliar elementos de caráter quantitativo; um conhecimento teórico forte; uma visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade mundial, brasileira, nordestina e potiguar. Os pressupostos
básicos desse perfil são:
(a) Base cultural ampla, que possibilite ao profissional o entendimento das questões econômicas, dentro do seu conteúdo histórico-social;
(b) Capacidade de tomada de decisões, formulações de propostas e resolução de problemas numa realidade dinâmica, complexa e marcada pela eterogeneidade cultural e política;
(c) Capacidade analítica para possibilitar a compreensão da essência dos fenômenos econômicos;
(d) Visão crítica e aptidão para adquirir novos conhecimentos e desenvolver o saber consciente;
(e) Domínio de habilidades relativas a efetiva comunicação e expressão oral e escrita, além de ser capaz de manipular os meios de comunicação informacionais.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Desenvolver competências e habilidades significa estar dotado de capacidade
cognitiva diferenciada e habilidades em estar permanentemente articulado com as transformações ocorridas na esfera da subjetividade em decorrência da mudança ocorrida na base material da sociedade. Para o Curso atingir os objetivos propostos pelo Curso será buscado o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades, expressas na Resolução 04/2007 CNE/CES:
(a) Desenvolver raciocínio logicamente consistente;
(b) Saber ler e compreender os textos econômicos e de áreas afins;
(c) Elaborar pareceres, relatórios, trabalhos de natureza científica e textos na área de Economia;
(d) Aprender adequadamente, conceitos teóricos fundamentais da Ciência Econômica;
(e) Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise de fenômenos
econômicos;
(f) Diferenciar as diversas correntes do pensamento econômico e sua influência nas políticas econômicas;
(g) Saber atuar em equipes interdisciplinares, desenvolvendo projetos de interesse político, econômico e social.
A organização dos conhecimentos na Estrutura Curricular do Curso de Ciências Econômicas baseia-se num conjunto de disciplinas articuladas por blocos de estudos, denominados de Blocos de Ensino de Formação e por atividades de formação acadêmicas e extra-classe.
As disciplinas serão ministradas por um ou mais docentes, freqüentemente sob a forma de aulas, com carga horária semanal de 4 horas/semanal e 60 horas/aula, ofertadas semestralmente. O PP do Curso de Ciências Econômicas inovou ao criar disciplinas com 1, 2, 3 e 4 créditos sob a denominação de tópicos especiais para conferir maior flexibilidade, inclusive possibilitando aos alunos cursos e disciplinas ministradas em curto período por docentes de outras instituições de ensino do país em visita de trabalho à UFRN. Seus conteúdos deverão, obrigatoriamente, estar em sintonia com as ementas e os objetivos gerais do Curso e obedecerão às normas vigentes quanto à obrigatoriedade de serem tornados públicos. Os Blocos de Ensino de Formação serão constituídos por grupos de disciplinas, seguindo as orientações emanadas diretamente do artigo 5° da Resolução 04/2007, e deverão articular-se e se inter-relacionar a partir de uma concepção plural e heterodoxa que norteia o Curso de Ciências Econômicas. Caberá ao Colegiado de Curso acompanhar e avaliar periodicamente o desenvolvimento desse processo integrador dinâmico.
As atividades de formação acadêmica comportarão:
(a) Trabalho de Conclusão de Curso.
(b) Atividades de ensino, pesquisa e extensão;
(c) Atividades para a formação acadêmica do aluno (complementares);
Estas atividades de formação acadêmica poderão ser integradas no currículo do aluno, como atividade complementar, e os critérios para aproveitamento encontram-se apresentados na Resolução Nº 001/2009 – Colegiado do Curso de bacharelado em Ciências Econômicas.
O PP contempla um conjunto de atividades destinadas à complementação da carga horária, de característica extra-classe, com cunho acadêmico, científico e cultural. Sua concepção parte do princípio de que o aluno é o sujeito do processo de formação. Essas atividades serão anexadas ao currículo do aluno, sendo que os critérios para a seleção e pontuação dessas atividades serão determinados pelo Colegiado de Curso, que estabelecerá as normas, controle e respectivas pontuações dessas atividades.
Horário de funcionamento: 8h às 16h
Telefone/Ramal: (84) 3342-2288/120
E-mail: c.economicas@ccsa.ufrn.br