Apresentação

 

A informação desempenha um papel crucial na sociedade contemporânea, influenciando a produção, disseminação, distribuição, gestão e organização do conhecimento. Neste contexto, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte apresenta o Curso de Pós-Graduação em Gestão Documental, na modalidade de Especialização à Distância.

Este curso visa capacitar profissionais para atender às demandas crescentes desse mercado em expansão, que exige formação especializada. O foco está em proporcionar uma compreensão aprofundada da gestão documental, incorporando conceitos atualizados e tecnologias contemporâneas. Além disso, abrange temas transversais, como a manutenção da memória e a preservação do patrimônio cultural, que são fundamentais para a área da Arquivologia.

O curso tem duração de 18 meses, em que os seguintes módulos compõem sua grade curricular:

- Introdução à Arquivologia;

- Ética na Organização Documental;

- Classificação e Avaliação;

- Política e Legislação Arquivística;

- Tutoria em EAD;

- Gestão de Documentos;

- Arquivo, Memória e Patrimônio;

- Comportamento Informacional;

- Arquivos Permanentes;

- Preservação da Informação Documental;

- Difusão e Informação;

- Encontrabilidade da Informação Arquivística;

- Auditoria da Informação;

- Metodologia do Trabalho Científico

 

A duração do curso será de 420 horas-aula em caráter obrigatório e frequência mínima de 75% por disciplina.

Período e Periodicidade: O curso tem duração de 18 (dezoito) meses e terá aulas semanais, aos sábados das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, durante 3 (três) semanas no mês. Via google meet em formato síncrono.

Serão realizados 14 (quatorze) módulos em 15 (quinze) meses e os meses subsequentes os discentes desenvolverão seus Trabalhos de Conclusão de Curso.

 

O calendário de aulas das disciplinas será disponibilizado na primeira semana de aula.

 

Em função da necessidade de prorrogação das inscrições o período de realização do curso foi alterado para: 01/06/2024 a 20/12/2025.

 

O Curso de Especialização em Gestão Documental é uma oportunidade de atualização e qualificação profissional, adaptado aos desafios atuais da sociedade, da tecnologia e do mercado de trabalho.

Seja bem-vindo!

Coordenação do Programa: PEDRO ALVES BARBOSA NETO

Telefone/Ramal: (84) 9960-22632

E-mail: pedrocorone@hotmail.com

Período do Curso: 02/09/2023 à 02/05/2025 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: A Distância
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao