A área da Neuropsicopedagogia fundamenta-se nos conhecimentos da Neurociência aplicada à Educação e da Psicologia Cognitiva para compreensão e intervenção junto aos Transtornos de aprendizagem. Temos assim a primeira distinção de uma especialização em Psicopedagogia que se embasaria apenas nas suas próprias teorias. Além disto, a Neuropsicopedagogia abrange a intervenção junto aos indivíduos com deficiência, ampliando o campo de atuação do profissional formado nesta área. De acordo com a resolução 02/2014 da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia:
A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociências aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional. (Art. 10º. Resolução 02/2014 – SBNPp).
Assim sendo, o público alvo consiste em profissionais graduados nas áreas da Pedagogia e demais licenciaturas, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia ocupacional e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórico-prática para o exercício da Neuropsicopedagogia Institucional e Educação especial na perspectiva da inclusão.
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