Apresentação

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

O curso de Licenciatura Plena em Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) data de 1974 e tem relevância no contexto regional do Seridó do Rio Grande do Norte (RN) e da Paraíba (PB), no que se refere à formação de professores(as) de Geografia e à produção de conhecimento científico nas diversas perspectivas teórico-metodológicas da ciência geográfica. Desse modo, o curso contribui com o desenvolvimento regional mediante a formação de profissionais e a realização de ações de ensino, pesquisa e extensão conforme as demandas sociais na interface entre sociedade e natureza.

 

O curso é sediado em Caicó (RN), na região do Seridó Potiguar, no semiárido brasileiro. O curso dedica-se ao ensino-aprendizagem de Geografia segundo as especificidades do lugar e da região, bem como de acordo com a realização do mundo no lugar e as resistências deste àquele, de modo a apreender a produção do espaço geográfico em decorrência das dinâmicas da natureza e das relações sociais, econômicas, políticas e culturais. Destarte, são consideradas diferentes escalas geográficas de análise e suas conexões e métodos de abordagem, tendo-se em vista a produção de conhecimentos por intermédio dos pensamentos objetivo, crítico e humanista, com foco no ensino-aprendizagem de Geografia.

 

A graduação de Licenciatura em Geografia tem como objetivo principal a formação de professores(as) com competências e habilidades específicas para desenvolver o componente curricular de Geografia na Educação Básica, no que concerne aos anos finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, assim como às demais modalidades da Educação que compreendam a interface entre sociedade e natureza. A profissão de professor(a) de Geografia atende a regulamentações previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 20 de dezembro de 1996, que compete aos(às) profissionais de Educação e às funções do magistério.

 

COORDENADOR: Prof. Dr. Daví do Vale Lopes

VICE COORDENADORA: Prof.ª Dra. Sandra Kelly de Araújo

CURSO: Licenciatura em Geografia (CERES/UFRN)

CONTATO: (84)99193 6347

EMAIL DO CURSO: geografia.lic@ceres.ufrn.br

INSTAGRAM DO CURSO: https://www.instagram.com/licenciatura.geo.ceres?igsh=aTZtcmhlMnc2eGds 

Coordenação do Programa: DAVI DO VALE LOPES

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=111635055&lc=pt_BR&nivel=G
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 26/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao