Noticias > Plantas para todos

Alunos da EAJ ensinam como plantar em espaços pequenos e dão a oportunidade de deficientes visuais sentirem as plantas

 

Com o objetivo principal de mostrar que não há impedimentos para plantar ou sentir as plantas, estudantes de agronomia da Escola Agrícola de Jundiaí expõem seus projetos no estande do curso. Os professores Marcio Pereira e Cássia Moraes são responsáveis por supervisionar a horta suspensa e o jardim sensorial na 19ª Cientec, que acontece até o dia 25 de outubro.

A horta suspensa, conta o aluno Jackson Araújo, é voltada para as pessoas que não possuem muito espaço em casa. “Para quem mora em apartamento é muito prático, você ocupa menos espaço, sabe o que está plantando, além de ter a garantia de não ter fertilizantes e poder usar material reciclado para montar”, afirma. Para fazer a horta no estande, os estudantes usaram garrafas pet, mas garantem que também podem usar embalagens de detergente, em que é necessário apenas fazer um furo no fundo para escoar a água.

Para quem não pode ver, os estudantes apostaram no jardim sensorial. O jardim traz espécies floridas para quem enxerga, e para quem tem alguma deficiência visual, eles colocaram em exposição plantas que possuem textura, para ver através do tato, e  plantas com cheiro forte, como a menta, para senti-las através do olfato.  Aluno do 4º período de agronomia, Leoclecio Paiva, afirma que o mundo está muito delimitado pelos olhos e geralmente não há ações assim para deficientes, por isso a importância do projeto.

A exposição ainda tem uma importância para a vida acadêmica dos alunos. Eles têm a oportunidade de mostrar o que se aprende no curso da EAJ/UFRN e aprimorar seus conhecimentos ao repassá-los para outras pessoas. Jackson ainda afirma que é muito bom poder vir para a Cientec e ter contato com outros alunos da UFRN, já que o campus do curso deles é em Macaíba.


 

Por Liz Nóbrega

Agencia FOTEC





Notícia cadastrada em 14/03/2014 13:09  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao