Nos últimos anos, os estudos da obra de José Saramago no Brasil ganharam novas feições. Além do contínuo número de artigos, dissertações, teses, da variedade de dossiês em revistas e publicações acadêmicas, se consolidou a organização de uma coleção de livros que visa resgatar obras seminais e obras novas dedicadas à reflexão crítica e teórica da literatura do escritor.
A Coleção Estudos Saramaguianos reuniu, até agora, quatro publicações de fôlego. A primeira edição brasileira de dois estudos situados no ponto inicial do pensamento crítico acerca do universo literário forjado pelo Prêmio Nobel de Literatura: José Saramago entre a história e a ficção: uma saga de portugueses, de Teresa Cristina Cerdeira, obra que passa em revista sob o crivo da Nouvelle Historie os romances Levantado do chão, Memorial do convento e O ano da morte de Ricardo Reis; e O período formativo, de Horácio Costa, estudo que primeiro examina todas as incursões de Saramago pelo campo da ficção e arredores, antes de alcançar o romance, forma com a qual organizaria, definitivamente, sua carreira como escritor, isto é, o cronista, o contista, o poeta e o tradutor.
Entre um livro e outro, Pedro Fernandes, coordenador da Coleção, organizou Peças para um ensaio, uma publicação que reúne estudos acerca do Ensaio sobre a cegueira, romance que celebra, neste ano de 2025, 30 anos desde a sua primeira edição e é um dos mais examinados pela crítica. E, agora, a reedição de outro daqueles estudos seminais da obra saramaguiana — Do mito ao romance: o Evangelho segundo Saramago, de Conceição Flores, uma obra que lê parte essencial dos materiais que serviram à composição do mais polêmico romance de Saramago, O Evangelho segundo Jesus Cristo, quais sejam os evangelhos sagrados e apócrifos aqui reunidos sob o conceito da mítica cristã-católica.
Este evento, que intitulamos “Saramago e os saramaguianos: homenagem para Conceição Flores”, se justifica como um encontro para reflexão crítica e celebração de duas obras: a de José Saramago e a de Conceição Flores que, além do referido estudo agora reeditado no âmbito da Coleção Estudos Saramaguianos, também se voltou para a obras de outros autores da literatura portuguesa, como Maria Teresa Horta — As aventuras de Teresa Margarida da Silva e Orta em terras de Brasil e Portugal e os dois volumes de O sentido primeiro das coisas: ensaios sobre a obra de Maria Teresa Horta, além de publicações essenciais para os estudos da literatura norte-rio-grandense, como Dicionário de escritores norte-rio-grandenses: de Nísia Floresta à contemporaneidade.
A singela programação desdobra-se em duas frentes, nos dias 9 e 10 de junho: uma direcionada para novos olhares em torno de obras de José Saramago já contempladas pela Coleção aqui referida e outra para obras e questões que devem aparecer nas próximas publicações. Essas duas linhas são alinhavadas pelo que chamamos memória e visa sublinhar o trabalho e a vida acadêmica de Conceição Flores que, conforme observamos, é uma autora cara aos estudos da literatura portuguesa e da literatura brasileira.
Proposto pelo Grupo de Estudos Sobre o Romance e pela área de Literatura Portuguesa do curso de Letras - Língua Portuguesa da UFRN, espramos, com esse encontro, sublinhar o feito, dar a conhecê-lo, e instigar através do diálogo, nesses tempos tão avessos à convivência das opiniões, outros nortes para os estudos da literatura.
Dia 9 de junho de 2025 (8h)14hExibição de José & Pilar (Miguel Gonçalves Mendes) seguido de conversa sobre o filme(Mediação Gabriella Kelmer e Pedro Fernandes)17hMesa 1: três professores discorrem sobre três temas dos já recorridos na Coleção Estudos Saramaguianos (Mediação Gabriella Kelmer)Derivaldo dos SantosMaria do Socorro Furtado Veloso José Diego Cirne dos Santos
20hAula Magna com Conceição Flores (Apresentação Pedro Fernandes)
Dia 10 de junho de 2025 (8h)15hMesa 2: três professores discorrem sobre três temas dos que serão recorridos na Coleção Estudos Saramaguianos (Mediação Gabriella Kelmer)
Ana Cristina Pinto BezerraMarta Aparecida Garcia GonçalvesCícera Antoniele Cajazeiras da Silva17hMesa Memória: homenagem a Conceição Flores (Mediação Pedro Fernandes)Diva CunhaMaria da Conceição Oliveira GuimarãesZuleide DuarteIlane Ferreira
20hLançamento do livro Do mito ao romance: uma leitura do Evangelho segundo Saramago, de Conceição Flores (Mediação Pedro Fernandes e Gabriella Kelmer.
comunidade acadêmica geral (estudantes, professores, técnicos etc.) interessados
comunidade interessada (estudantes e professores da educação básica, professores e estudantes de outras IES, etc.)
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.19.6_1