Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 16 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: PROGRAMA DE INTERVENÇÃO: CAMINHOS E RECURSOS PARA O ENGAJAMENTO E PARTICIPAÇÃO (PREP) EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA MODERADA A GRAVE NO MUNÍCIPIO DE SANTA CRUZ – RN E REGIÃO - 2025
Ano: 2025 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 20
Período de Realização: 01/03/2025 a 31/12/2025
Área Principal: SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - FACISA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: SANTA CRUZ - RN
Espaços de Realização: Clinica Escola da FACISA, visitas domiciliares, reuniões remotas
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2025 - (1) - EDITAL No 008/2024-UFRN/PROEX (NOVAS PROPOSTAS E RENOVAÇÃO DE PROJETOS E BOLSAS 2025))
Responsável pela Ação: ISABELLY CRISTINA RODRIGUES REGALADO MOURA
E-mail do Responsável: isabelly.regalado@ufrn.br
Contato do Responsável: 84981868148
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91831321


Resumo

Dados do IBGE revelam que 23,9% da população brasileira sofre de pelo menos um tipo de deficiência, que pode ser de ordem visual, auditiva, motora e/ou intelectual. Quando estratificado para a região nordeste esse índice ainda sobe, com 26,63% da população apresentando algum tipo de deficiência, sendo esse, o maior índice do país. A deficiência motora está em segundo lugar no ranking das deficiências, ocorrendo em 7% da população, sendo 2,39% dessa estimativa reservada a população infantil (0-14 anos) (IBGE, 2010). Apesar de serem altos os índices de deficiência motora no Brasil, somente 18,4% desse grupo de crianças frequentam serviço de reabilitação (VILLELA,2015). Em Santa Cruz-RN, e regiões circunvizinhas, existem poucos serviços de reabilitação disponíveis para atendimento de crianças como deficiência moderada a grave, e os centros que existem possuem enormes listas de espera por atendimento. Talvez por isso essas crianças não frequentem serviços de fisioterapia. No caso das crianças com deficiências, a infância é a fase ideal para a ampliação e favorecimento de seu desenvolvimento e aprendizagem. É nessa fase que a criança fará a aquisição de todas as habilidades motoras (ANGARITA, 2010). A criança com deficiência, em razão de deficiências orgânicas ou ambientais, deve ter o máximo de oportunidades para usufruir dos serviços comuns de reabilitação e educação, ainda que para isto ela possa necessitar de alguns auxílios especiais (PADILHA, 2013). Na pediatria a prática baseada em evidências vêm tomando espaço nas condutas de forma silenciosa e lenta. Existe a necessidade de formar o senso crítico nos alunos de graduação e incentivá-los a associar o conhecimento técnico ao conhecimento científico, e também de dar voz as necessidades e anseios das crianças e da família, para que a reabilitação ocorra da forma mais eficiente possível (SHEPERD, 1989). O modelo de intervenção Caminhos e recursos para o engajamento e participação (PREP) é uma abordagem baseada em evidências para prestadores de cuidado em saúde que se concentra em aumentar a participação por meio da modificação do ambiente. Usando essa abordagem baseada em habilidades, estes profissionais trabalham com o cliente (e seus pais ou cuidadores, quando apropriado) para identificar aspectos do ambiente e da atividade que facilitam ou dificultam a participação. Juntos, um plano para minimizar e/ou remover barreiras dentro do ambiente e construir suportes é desenvolvido e implementado para que o cliente possa participar das atividades de sua escolha. Sabendo da escassez de centros de atendimentos em pediatria em Santa Cruz-RN, da necessidade de se ter um serviço para estimular a participação em atividades de lazer de crianças com deficiência motora moderada a grave, e da possibilidade de formar alunos capazes de transmitir o conhecimento científico baseado em evidências para a prática terapêutica surge a oportunidade de desenvolver um projeto de extensão em Pediatria para crianças com deficiência motora moderada a grave. Dessa forma, o presente projeto se destina à criação de um programa terapêutico para implementar o modelo PREP em crianças com deficiência motora moderada a grave e suas famílias, almejando não apenas melhora nos aspectos biológico e funcional, mas também nos aspectos relacionados a atividades e participação, de modo a proporcionar benefícios em diversos aspectos para as crianças e suas famílias, e ser referência na reabilitação pediátrica baseada em evidências cientificas.


Públicos Alvo

Interno:

Alunos do curso de Fisioterapia


Externo:

Crianças com deficiência e suas famílias



Membros da Equipe

  EGMAR LONGO HULL
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  RAFAELA ROVER MORIGGI
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LARA GABRIELA ALVES ALMEIDA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  MARINY RAYLANNA DE MEDEIROS BARBOSA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  MARIA CLARA ARAÚJO TEIXEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  LUANA CRISTINA DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  DAYSE ALEIXO BEZERRA
Categoria: SERVIDOR
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  ISABELLY CRISTINA RODRIGUES REGALADO MOURA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LIDIANE FRANCISCA BORGES FERREIRA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE



Lista de Fotos

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