A medicina baseada em evidência utiliza de forma consciente e criteriosa as evidências científicas mais robustas disponíveis para auxiliar na tomada de decisão das práticas clínicas (LINARES-ESPINÓS, 2018). Nesse sentido, os estudos de Revisões sistemáticas (RS) e Metanálises estão sendo realizados exponencialmente, e em contraponto as recomendações para condução desse tipo de estudo se tornam mais criteriosas e detalhadas (DONATO, 2019).
O Systematic Review and Metanálysis Laboratory (Lab-SYS) é um grupo de pesquisa validado e registrado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que desde 2015 vem se dedicando à produção de estudos de Revisões Sistemáticas e Metanálises de modo a contribuir com a produção de evidência científica e estimular a cultura da prática da medicina baseada em evidências.
Na UFRN o Lab-SYS promoveu alguns cursos com o objetivo de formar estudantes da UFRN e de outras universidades para o desenvolvimento dessa tipologia de estudo epidemiológico. Assim destacam-se, no Brasil e no ambito da UFRN os cursos: Curso Internacional de Introdução às Revisões Sistemáticas (RS) e Metanálises: Produção e Desenvolvimento de Protocolos de Pesquisa Brasil-Portugal-Espanha - Parte I: RS (2019) (CR479-2019), oRevisões Sistemáticas em Saúde: Produção de Protocolos para o Projeto AME – Laboratório de Estudos Epidemiológicos (LEEp) (CR111-2019). E na Espanha o Lab-SYS promoveu o I Curso de Revisión Sistematica y Metanalisis (IRSM) na Universidad Católica San Antônio de Murcia (UCAM), na Espanha, voltado para docentes da Faculdade de Enfermagem da UCAM, no ano de 2022.
Ademais, as pesquisadoras e pesquisadores do Lab-SYS também promoveram Eventos de Extensão com o objetivo formativo, assim destacam-se: Revisões sistemáticas com pesquisas experimentais: compartilhamento de experiências do grupo Lab-SYS (EV349-2020); Clube de Leitura de Revisão Sistemática do LEEP – 2019 (EV914-2019).
Assim, diante da supracitada experiência em oferecer cursos e eventos formativos, aliada a uma produção que perpassa mais de 40 registros de Protocolos de Revisões Sistemáticas e Metanálises no PROSPERO e com a publicação de mais de 20 artigos de revisões sistemáticas, o grupo inaugura com a proposição do presente Curso, o I Curso Introdutório e Internacional de Revisões Sistemáticas e Metanálises Lab-SYS: Construção de Protocolos de Pesquisa, uma série de cursos que serão desenvolvidos nos próximos anos voltados para o aprofundamento do desenvolvimento desses estudos de revisões sistemáticas e metanálise, por meio de uma metodologia consolidada pelo grupo de pesquisa.
O curso será realizado no Brasil, e na UFRN graças a uma parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA), o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL), o Departamento de Saúde Coletiva (DSC), o Departamento de Nutrição (DNUT), a Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN), a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM). Ademais o curso também conta com o apoio da UCAM (Universidad Católica San Antônio de Murcia) na Espanha e do Grupo de Pesquisa Espanhol Nuevas Tecnologias for Health (NT4H).
Nessa perspectiva o Curso terá professoras e professores, brasileiros/as e epanhois da UFRN e da UCAM, além de pesquisadores e pesquisadoras do Lab-SYS e a colaboração de alunos e alunas de doutorado e mestrado com experiência no desenvolvimento de RSM.
O Curso será desenvolvido em 4 etapas:
Etapa 1 – Introdução à Revisão Sistemática - será realizada nos dias 02, 03 e 04 de setembro de 2024, com atividades presenciais (16h), com carga horária total de 16 horas.
Etapa 2 – Elaboração de um Protocolo de RSM nos modelos Lab-SYS e PROSPERO - será realizada nos dias 09, 10, 11 à 16 (à distância), 16 e 17 de setembro de 2024, com atividades presenciais (16 h) e à distância (8h), com carga horária total de 24 horas.
Etapa 3 - Elaboração de Artigos de Protocolo de RSM - será realizada nos dias 23, 24 de setembro com atividades presenciais (8 h) e 25 de setembro á 07 de outubro com atividades à distância (14 h), com carga horária total de 22 horas.
Etapa 4 - Desenvolvimento de um Estudo de RSM- será realizada nos dias 07 e 10 de outubro (presencial), 09 à 28 de outubro (à distância) e 29 de outubro (presencial), com atividades presenciais (8h) e à distância (20h), com carga horária total de 28 horas.
O Curso portanto terá uma carga horária total de 90 horas, com 48 horas presencial e 42 horas à distância. O componente presencial tem como objetivo instrumentalizar os participantes com a metodologia e as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de um estudo de RSM seguindo os parâmetros Lab-SYS e Cochrane. E o componente à distância é de fundamental importancia para a excecução das ativiades práticas e consequentemente para a apresentação dos 4 produtos finais do curso:
1. Protocolo Lab-SYS;
2. Protocolo registrado no PROSPERO;
3. Artigo de Protocolo de RSM;
4. Desenvolvimento de um estudo deRSM.
O público interno será composto por docentes e discentes dos cursos de graduação e pós graduação e servidores.
O público externo será composto por docentes e discentes de diversas universidades brasileiras e da Espanha
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.19.6_1