As novas formas de produção e distribuição do conhecimento estão provocando profundas mudanças na maneira de ensinar e aprender, criando um novo universo para o ecossistema da educação. Portanto, é preciso inovar fomentando novas estratégias pedagógicas e investigar, implementar e experimentar novas formas de ensinar e aprender, indo além dos espaços formais de educação, tendo a emergência da demanda tecnológica da atual sociedade como embasamento para as preocupações com a educação tecnológica nas escolas, uma vez que as mesmas ainda apresentam dificuldades para fazer uso adequado das tecnologias digitais de forma que proporcionem a inovação e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a aprendizagem baseada em jogos digitais se insere como uma excelente alternativa, buscando um harmonioso equilíbrio entre os elementos de game design e os princípios pedagógicos propostos para os jogos. Para os casos particulares da Cartografia (Geografia) e da Geometria (Matemática), os jogos digitais permitem simular sistemas reais a fim de elucidar o seu funcionamento e, consequentemente, facilitar o processo de ensino e aprendizagem dessas disciplinas. O jogo de RPG da UFRN é um bom exemplo de jogo educacional digital projetado para atender a tais objetivos, pois desde a sua concepção foi projetado para utilizar o seu cenário como um simulador de fenômenos da realidade, propiciando um ambiente favorável à aplicação de uma metodologia em que os alunos são convidados a resolver problemas por meio da investigação. Nesta direção se insere a presente proposta de curso de extensão para formação de professores da Educação Básica no tema dos jogos educacionais digitais voltados para a Cartografia e a Geometria. Esse curso se propõe a introduzir os conceitos envolvidos como forma de aplicação no cenário do Minecraft (https://www.minecraft.net/pt-br) e apresentar como uma aula interdisciplinar de Geografia e Matemática pode ser ministrada utilizando essas ideias, tendo o jogo da UFRN no Minecraft como uma ferramenta de experimentação e demonstração.
A programação do presente curso de formação continuada para professores é organizada em 4 encontros de 2 horas, totalizando 8 horas de carga horária nas quais serão realizadas diversas atividades práticas.Os encontros serão ministrados por meio do ambiente de videoconferência Google Meet, no período compreendido de 29 de julho a 02 de agosto de 2024, conforme cronograma descrito a seguir:* Pré-Encontro: Download e instalação do Minecraft no celularOs participantes do curso deverão dispor do Minecraft instalado no seu celular para poderem realizar as atividades práticas com o cenário do jogo da UFRN. O Minecraft, que é um ambiente desenvolvido pela Microsoft, pode ser adquirido para celulares com Android ou iOS pelo preço de R$ 9,90 no aplicativo de vendas do celular ou nos seguintes endereços:- iOS (iPhone): https://apps.apple.com/br/app/minecraft/id479516143- Android (diversas marcas): https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mojang.minecraftpe&hl=pt_BR&pli=1* Encontro 1: Introdução à aprendizagem baseada em jogos digitais; Instalação do cenário do jogo de RPG da UFRN no ambiente do MinecraftDuração: 2 horasData: 26/08/2024 (Segunda-Feira) das 19h às 21h.* Encontro 2: Apresentação do jogo da UFRN com suas missões envolvendo a Cartografia e a Geometria; Início das experimentações práticasDuração: 2 horasData: 27/08/2024 (Terça-Feira) das 19h às 21h.* Encontro 3: Continuação das experimentações práticas com o jogo da UFRN no MinecraftDuração: 2 horasData: 28/08/2024 (Quarta-Feira) das 19h às 21h.* Encontro 4: Análise crítica e debate sobre as missões experimentadas envolvendo a Cartografia e a GeometriaDuração: 2 horasData: 29/08/2024 (Quinta-Feira) das 19h às 21h.* Encontro 5: Avaliação das atividades e Considerações finaisDuração: 2 horasData: 30/08/2024 (Sexta-Feira) das 19h às 21h.
Alunos de cursos de graduação, principalmente das licenciaturas
Professores das escolas da Educação Básica
2025 - Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional
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