Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: O antirracismo nas artes visuais de autoria negra
Ano: 2024 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 100
Período do Curso: 06/09/2024 a 06/12/2024
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE LETRAS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Remoto Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 100
Responsável pela Ação: TANIA MARIA DE ARAÚJO LIMA
E-mail do Responsável: tanialimapoesia@yahoo.com.br
Contato do Responsável: (84) 99856-6791
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91828968

Resumo

O sentido da experiência antirracista no contexto escolar. Ensino da arte negra - experiência estética e experiência artística. O jogo (físico, verbal, imagético ou sonoro) colado ao espaço, ao lugar, às memórias, à voz do aluno. A repetição (re-elaboração) e a ritualização da arte negra como prática formativa. O sentido do texto - escrito, oral, imagético na aquisição de conhecimentos em arte. A estética do ambiente e do meio (da instrumentalização). A pedagogia antirracista como cultura e a cultura antirracista como pedagogia do afeto.


Programação

 

AULA I   - (dia 30/09 às 14h) carga horária 4h

 

 

VÍDEO: DIÁLOGOS  AUSENTES – RENATA FELINTO

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=ODiT3kjCud0

 

COLAGEM AFRO BRASILEIRA DE ROSANA PAULINO

 

Leitura teórica Fundamental 

 

Escritora Nigeriana Chimamanda Adichie  - O perigo de uma história única

 

Kabengelê Munanga - UMA ABORDAGEM CONCEITUAL DAS NOÇÕES DE RACA, RACISMO, IDENTIDADE E ETNIA*

 

 Kabengelê sobre Escola e Racismo, capítulos  com as respectivas páginas: 

 

Construindo a Auto-Estima da Criança Negra............................................ 117 Inaldete Pinheiro de Andrade 

As Artes e a Diversidade Étnico-Cultural na Escola Básica.......................

p. 125

Maria José Lopes da Silva 

 

Educação e Relações Raciais: Refletindo sobre Algumas Estratégias de Atuação....................................................................................... p.143

 Nilma Lino Gomes

 

Aprendizagem e Ensino das Africanidades Brasileiras................................ p. 155

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

 

 

Leitura Fundamental sobre Rosana Paulino

 

Artigo: Rosana Paulino: é fácil ser feliz

Artigo: Rosana Paulino Arte e subjetividade

 

LINK DE ARTIGOS

https://rosanapaulino.com.br/

http://www.omenelick2ato.com/artes-plasticas/mulher-negra-e-artista

https://artebrasileiros.com.br/arte/artista/rosana-paulino/

https://www.sp-arte.com/editorial/ser-artista-negra-o-olhar-de-rosana-paulino-sobre-passado-presente-e-futuro/

 

 

AULA II  - (14/10 às 14h) carga horária 4h

 

PINTURA CUBANA DE HARMONIA ROSALES

 

Leitura Fundamental

 

LIVRO ENSINANDO A TRANGREDIR - BELL HOOKS -

 

Capítulos do livro Ensinando a Transgredir

 

Introdução

Pedagogia engajada

Abraçar a mudança

Paulo Freire

A teoria como pratica libertadora

 A construção da classe social na sala de aula

 

Link de duas matérias em blogues

 

https://www.geledes.org.br/artista-afro-cubana-recria-arte-renascentista-com-negros-como-figuras-principais/

https://cnnespanol.cnn.com/2023/09/18/artista-afrocubana-harmonia-rosales-arte-renacentista-protagonismo-negros-trax/

 

AULA III  - (04/10 às 14h) carga horária 4h

 

 

GRAFITE AFRO-AMERICANO DE BASQUIAT

 

LEITURA FUNDAMENTAL

NECROPOLÍTICA – ACHILLE MBEMBE

 

Leitura Suplementar

Texto 1:  Ideários Estéticos Afro-Atlânticos e Decolonialidade: Um estudo de caso em Jean-Michel Basquiat

 

Texto 2 O GRAFITE E A FORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO URBANO: INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E ARTE

 

Filme: Traços de uma vida: https://www.youtube.com/watch?v=-i1t-MF5MuA

 

 

LINK DE ARTIGOS

https://www.youtube.com/watch?v=K96PSRA41t0

https://amlatina.contemporaryand.com/pt/editorial/basquiat-brasil/

https://www.academia.edu/37696147/O_CORPO_DO_AVESSO_A_IMAG%C3%89A_VODU_EM_JEAN_MICHEL_BASQUIAT

 

 

 

 

AULA IV   - (18/11 às 14h) carga horária 4h

 

 

PINTURA  AFRICANA DE  MALANGATANA

 

Leitura fundamental

 

PELE NEGRA – MÁSCARA BRANCA – FRANTZ FANON

Capítulo – O negro e a Linguagem

 

Leitura suplementar

 

Artigo A pintura valente de Malangatana – Por Ricardo Riso

 

Artigo ENTRE MODOS DE VER E MODOS DE LER, O DIZER Celia Abicalil Belmiro

 

 

Link de vídeos  sobre Malangatana

 

https://artsandculture.google.com/story/eQVR91otXCWxIg?hl=pt-BR

 

https://gulbenkian.pt/cam/novas-leituras-2/a-moderna-arte-africana-de-malangatana/

 

REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS

 

 

Achille Mbembe  - Necropolítica

Bell Hooks – Ensinando a transgredir

Chimamanda Adichie. O perigo de uma história única.

Frantz Fanon – Pele Negra – Máscaras Brancas

Kabengelê Munanga – Escola e Racismo


Orientação e elaboração de livreto (carga horária -16h)


Públicos Alvo

Interno:

Graduandos em Letras e Artes


Externo:

Professores da rede pública do Ensino Fundamental e do Ensino Médio



Membros da Equipe

  HELAINE DE MOURA CAVALCANTI
Categoria: SERVIDOR
Função : AUXILIAR TÉCNICO
  TANIA MARIA DE ARAUJO LIMA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.19.6_1