O sentido da experiência antirracista no contexto escolar. Ensino da arte negra - experiência estética e experiência artística. O jogo (físico, verbal, imagético ou sonoro) colado ao espaço, ao lugar, às memórias, à voz do aluno. A repetição (re-elaboração) e a ritualização da arte negra como prática formativa. O sentido do texto - escrito, oral, imagético na aquisição de conhecimentos em arte. A estética do ambiente e do meio (da instrumentalização). A pedagogia antirracista como cultura e a cultura antirracista como pedagogia do afeto.
AULA I - (dia 30/09 às 14h) carga horária 4h
VÍDEO: DIÁLOGOS AUSENTES – RENATA FELINTO
https://www.youtube.com/watch?v=ODiT3kjCud0
COLAGEM AFRO BRASILEIRA DE ROSANA PAULINO
Leitura teórica Fundamental
Escritora Nigeriana Chimamanda Adichie - O perigo de uma história única
Kabengelê Munanga - UMA ABORDAGEM CONCEITUAL DAS NOÇÕES DE RACA, RACISMO, IDENTIDADE E ETNIA*
Kabengelê sobre Escola e Racismo, capítulos com as respectivas páginas:
Construindo a Auto-Estima da Criança Negra............................................ 117 Inaldete Pinheiro de Andrade
As Artes e a Diversidade Étnico-Cultural na Escola Básica.......................
p. 125
Maria José Lopes da Silva
Educação e Relações Raciais: Refletindo sobre Algumas Estratégias de Atuação....................................................................................... p.143
Nilma Lino Gomes
Aprendizagem e Ensino das Africanidades Brasileiras................................ p. 155
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Leitura Fundamental sobre Rosana Paulino
Artigo: Rosana Paulino: é fácil ser feliz
Artigo: Rosana Paulino Arte e subjetividade
LINK DE ARTIGOS
https://rosanapaulino.com.br/
http://www.omenelick2ato.com/artes-plasticas/mulher-negra-e-artista
https://artebrasileiros.com.br/arte/artista/rosana-paulino/
https://www.sp-arte.com/editorial/ser-artista-negra-o-olhar-de-rosana-paulino-sobre-passado-presente-e-futuro/
AULA II - (14/10 às 14h) carga horária 4h
PINTURA CUBANA DE HARMONIA ROSALES
Leitura Fundamental
LIVRO ENSINANDO A TRANGREDIR - BELL HOOKS -
Capítulos do livro Ensinando a Transgredir
Introdução
Pedagogia engajada
Abraçar a mudança
Paulo Freire
A teoria como pratica libertadora
A construção da classe social na sala de aula
Link de duas matérias em blogues
https://www.geledes.org.br/artista-afro-cubana-recria-arte-renascentista-com-negros-como-figuras-principais/
https://cnnespanol.cnn.com/2023/09/18/artista-afrocubana-harmonia-rosales-arte-renacentista-protagonismo-negros-trax/
AULA III - (04/10 às 14h) carga horária 4h
GRAFITE AFRO-AMERICANO DE BASQUIAT
LEITURA FUNDAMENTAL
NECROPOLÍTICA – ACHILLE MBEMBE
Leitura Suplementar
Texto 1: Ideários Estéticos Afro-Atlânticos e Decolonialidade: Um estudo de caso em Jean-Michel Basquiat
Texto 2 O GRAFITE E A FORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO URBANO: INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E ARTE
Filme: Traços de uma vida: https://www.youtube.com/watch?v=-i1t-MF5MuA
https://www.youtube.com/watch?v=K96PSRA41t0
https://amlatina.contemporaryand.com/pt/editorial/basquiat-brasil/
https://www.academia.edu/37696147/O_CORPO_DO_AVESSO_A_IMAG%C3%89A_VODU_EM_JEAN_MICHEL_BASQUIAT
AULA IV - (18/11 às 14h) carga horária 4h
PINTURA AFRICANA DE MALANGATANA
Leitura fundamental
PELE NEGRA – MÁSCARA BRANCA – FRANTZ FANON
Capítulo – O negro e a Linguagem
Leitura suplementar
Artigo A pintura valente de Malangatana – Por Ricardo Riso
Artigo ENTRE MODOS DE VER E MODOS DE LER, O DIZER Celia Abicalil Belmiro
Link de vídeos sobre Malangatana
https://artsandculture.google.com/story/eQVR91otXCWxIg?hl=pt-BR
https://gulbenkian.pt/cam/novas-leituras-2/a-moderna-arte-africana-de-malangatana/
REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS
Achille Mbembe - Necropolítica
Bell Hooks – Ensinando a transgredir
Chimamanda Adichie. O perigo de uma história única.
Frantz Fanon – Pele Negra – Máscaras Brancas
Kabengelê Munanga – Escola e Racismo
Orientação e elaboração de livreto (carga horária -16h)
Graduandos em Letras e Artes
Professores da rede pública do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.19.6_1