Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Julho de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Pensamento Computacional e sua Relação com a BNCC para Professores da Educação Básica
Ano: 2024 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 250
Período do Curso: 01/08/2024 a 31/10/2024
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO METROPOLE DIGITAL Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Instituto Metrópole Digital
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2024 - EDITAL Nº 005/2023-UFRN/PROEX - APOIO A CURSOS DE EXTENSÃO)
Modalidade do Curso: Remoto Tipo do Curso: CAPACITAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 60 Quantidade de Vagas: 250
Responsável pela Ação: CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
E-mail do Responsável: charles@imd.ufrn.br
Contato do Responsável: (84)3342-2216
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91828109

Resumo

Apesar de vivermos numa sociedade na qual os profissionais das mais diversas áreas passam grande parte do seu tempo utilizando computadores, a Educação Básica brasileira ainda ensaia experiências de integração das tecnologias digitais em sua rotina. Isso se deve, em parte, à formação inicial dos professores que ainda pouco contempla o uso pedagógico das tecnologias digitais para os processos de ensino e aprendizagem. A questão é que as novas formas de produção e distribuição do conhecimento estão provocando profundas mudanças na maneira de ensinar e aprender, criando um novo universo para o ecossistema da educação. Portanto, para acompanhar as mudanças e evoluções da sociedade, é necessário haver um enriquecimento das escolas para que permita dar espaço ao uso das tecnologias digitais e proporcione a inovação e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, ensinando aos jovens alunos que as tecnologias digitais também servem para criar conhecimento novo. É neste contexto que se insere a Política de Inovação Educação Conectada (PIEC) do governo federal [BRASIL 2021], que foi instituída pela lei Nº 14.180 de 1º de julho de 2021 e tem como objetivo apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso das tecnologias digitais na Educação Básica. Neste mesmo sentido, também se insere a Política Nacional de Educação Digital (PNED) [BRASIL 2023], que foi instituída pela lei Nº 14.533 de 11 de janeiro de 2023 e apresenta os seguintes eixos estruturantes: Inclusão Digital; Educação Digital Escolar; Capacitação e Especialização Digital; Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias da Informação e Comunicação. No contexto do eixo de Educação Digital Escolar da PNED, uma direção que vem se popularizando nos últimos anos e tem incentivado o aparecimento de um grande número de iniciativas é a do Pensamento Computacional [Wing 2006], que é uma abordagem geral para resolução de problemas que conta com o desenvolvimento de um corpo de pesquisas mundialmente robusto [De Paula et al. 2014; Zanetti et al. 2016; Avila et al. 2016]. O pensamento computacional ajuda a ensinar os indivíduos a pensar mais eficazmente pelo fato de projetar sistemas e trabalhar na compreensão do comportamento humano, se mostrando como habilidade bastante relevante para as mais diversas profissões. Assim, é vital para o desenvolvimento do país que tal conhecimento comece a ser fomentado nas escolas da Educação Básica, alfabetizando tecnologicamente os jovens, a partir do desenvolvimento de práticas que permitam o acesso, produção e reflexão sobre as tecnologias digitais, conforme indicado nas Normas sobre Computação na Educação Básica [MEC 2022], que corresponde a um documento complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que teve parecer homologado pelo Conselho Nacional de Educação em 03 de outubro de 2022 (CNE/CEB Nº 2/2022). Esse documento complementar fornece referências para a criação de currículos de redes estaduais e municipais que incorporem competências e habilidades da Ciência da Computação a serem desenvolvidas pelos estudantes brasileiros. Para tanto, as habilidades propostas no mesmo estão diretamente associadas às competências gerais e habilidades da BNCC [MEC 2017]. Visando contribuir neste sentido, com o intuito de criar uma nova cultura de inovação em educação que integre o Pensamento Computacional na dinâmica das ações pedagógicas das instituições da Educação Básica, torna-se explícita a necessidade regional da oferta de cursos complementares – formação continuada – que ofereçam subsídios para o desenvolvimento e a prática educativa com as tecnologias digitais. Nesta direção se insere a presente proposta, que consiste em uma nova edição do curso de extensão para formação de professores da Educação Básica do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN - https://pensarn.imd.ufrn.br/) [Bulcao et al., 2021]. Esse curso une as metodologias da aprendizagem baseada em resolução de problemas, computação desplugada, jogos digitais, programação visual, e se inspira no modelo das Olimpíadas Científicas [Wikipedia 2019] a fim de estimular o desenvolvimento do pensamento computacional como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano.

- Avila, C., Bordini, A., Marques, M., Cavalheiro, S. e Foss, L.: Desdobramentos do Pensamento Computacional no Brasil. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE-2016), p.200-209, 2016.
- Bulcao, J., Madeira, C., Guimaraes, C., Sousa, C.: Capacitando Professores no Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.29, p.1178–1201, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.2120

- BRASIL: Política de Inovação Educação Conectada. Atos do Poder Legislativo, 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.180-de-1-de-julho-de-2021-329472130

- BRASIL: Política Nacional de Educação Digital. Presidência da República, 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm
- De Paula, B., Valente, J. e Burn, A.: O uso de jogos digitais para o desenvolvimento do currículo para a Educação Computacional na Inglaterra. Currículo sem Fronteiras, 14(3):46-71, 2014.
- MEC: Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
- MEC: Normas sobre Computação na Educação Básica. Conselho Nacional de Educação, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao&category_slug=fevereiro-2022-pdf&Itemid=30192
- Wikipedia: Olimpíadas de Conhecimento. Wikipedia, 2019. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Olimp%C3%ADadas_de_Conhecimento
- Wing, J.: Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3), 2006.
- Zanetti, H., Borges, M. e Ricarte, I.: Pensamento Computacional no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE-2016), p.21-30, 2016.

 


Programação

O cronograma do presente curso de formação continuada para professores prevê que a execução das intervenções será realizada em 5 módulos, cada um organizado em aulas e atividades assíncronas online no ambiente virtual de aprendizagem do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN), contendo 60 horas de atividades teóricas e práticas para serem realizadas no período de 01 de agosto a 31 de outubro de 2024.

A estruturação dos módulos está organizada da seguinte forma:

 

Módulo 1: Pilares do Pensamento Computacional (20 horas)

- Aula 01 - Apresentação do curso e definições de Pensamento Computacional (3h)

- Atividade 01 (1h)

- Aula 02 - Reconhecimento de padrões (2h)

- Atividade 02 (2h)

- Aula 03 - Decomposição (2h)

- Atividade 03 (2h)

- Aula 04 - abstração (2h)

- Atividade 04 (2h)

- Aula 05 - Algoritmo (2h)

- Atividade 05 (2h)

 

Módulo 02: Computação Desplugada (8h)

- Aula 06 - Possibilidades para o Pensamento Computacional na educação (2h)

- Atividade 06 (2h)

- Aula 07 - Computação desplugada (2h)

- Atividade 07 (2h)

 

Módulo 03: Habilidades da BNCC e o Pensamento Computacional (8h)

- Aula 08 - BNCC e o Pensamento Computacional (2h)

- Atividade 08 (2h)

- Aula 09 - Normas de Computação na Educação Básica (2h)

- Atividade 09 (2h)

 

Módulo 04: Artefatos de Pensamento Computacional (19h)

- Aula 10 - Jogos (2h)

- Atividade 10 (2h)

- Aula 11 - Atividades (2h)

- Atividade 11 (2h)

- Aula 12 - Sequências didáticas e trilhas de aprendizagem (3h)

- Atividade 12 (2h)

- Aula 13 - Planos de aula (3h)

- Atividade 13 (3h)

 

Módulo 05: Considerações sobre avaliação e atividades finais (5h)

- Aula 14 - Avaliação e atividades de conclusão (2h)

- Atividade 14 (3h)

 


Públicos Alvo

Interno:

Alunos dos Cursos de Licenciatura


Externo:

Professores da Educação Básica



Membros da Equipe

  CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  CARLOS ARTUR SANTOS GUIMARÃES
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  CRISIANY ALVES DE SOUSA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  JARINETE ARAÚJO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  JOSIEL MOREIRA DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  JEANNE DA SILVA BARBOSA BULCÃO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  GUSTAVO LIMA DO NASCIMENTO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Ambiente virtual do curso



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